Arquitetura
Brigadeiro gigante viraliza nas redes sociais; saiba quanto custa | Comida & Bebida
Um brigadeiro “tamanho família” viralizou nas redes sociais desde que a confeiteira Fabiana D’Angelo compartilhou registros do doce no Dia do Brigadeiro, celebrado em 10 de setembro. A responsável pela versão da receita explicou os detalhes do quitute: além 3 quilos de brigadeiro, a guloseima leva casquinha de chocolate e cobertura de granulado ou flocos ao leite.
Segundo a doceira, a receita é para comer de colherada, entrou para as mesas de aniversário e já chegou a substituir o tradicional bolo de aniversário. Queridinha das festas de celebridades, Fabiana D’Angelo tem loja no Rio de Janeiro.
O quitute rende 150 colheradas. O brigadeiro tradicional, o casadinho e o crocante custa R$ 390. Já o brigadeiro de pistache custa R$ 540. A doceria tem sede

Arquitetura
Casa Medník / päivä architekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
159 m²
Ano:
2024
Fabricantes: AQform, INTERNORM, Nordpeis, Paffoni, Villeroy & Boch

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa do cliente era ampliar a casa da família preexistente. O imóvel foi construído no início do século XX, na beira de uma encosta rochosa acima do rio Sázava. Em 2010, passou por uma grande reforma e uma ampliação da parte suspensa para o jardim. No entanto, gradualmente ficou claro que o tamanho do imóvel não atendia mais às necessidades do cliente.


A ideia do cliente era criar um espaço aberto tipo estúdio para suas atividades criativas, com muita luz, complementado por uma área separada para dormir com banheiro e lavabo.

Ao procurar um local e um volume adequados, respeitamos a configuração e a forma arqueada do terreno, as árvores maduras existentes, e verificou-se que era importante preservar a vista do jardim da casa para o vale de Sázava e o topo de Medník.


Projetamos a ampliação como um objeto independente na fronteira entre a floresta e o jardim, que está conectado à casa existente por um terraço coberto, no qual incorporamos um carvalho adulto que se encontra nas imediações do edifício. Foi projetada uma passarela coberta em direção ao jardim.

O edifício está aberto para o terraço e para o vale com janelas de correr, e um canto fechado está encostado ao edifício existente. Uma galeria suspensa simples é inserida no estúdio. A morfologia da extensão segue a casa existente.

A solução estrutural baseia-se na capacidade do cliente de realizar parcialmente a construção por conta própria. A fundação do edifício sobre micropilares foi fornecida por uma empresa especializada. A outra estrutura, em aço e madeira, foi feita de modo autoportante.

A casa é revestida com painéis de lariço curtido. O interior do edifício tem acabamentos em painéis de madeira de abeto com móveis e espaços de armazenamento integrados.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Padaria Fours Signature / Mor studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
450 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fours foi concebida como uma “oficina de panificação aberta” – um espaço onde o processo de fazer se torna uma linguagem de conexão humana. Localizado em uma casa colonial francesa restaurada no coração do bairro antigo de Hanói, o projeto está situado na interseção da memória, do tempo e do artesanato.




Em vez de reconstruir o passado, o projeto busca reinterpretá-lo — permitindo que a casa “respire” novamente através da luz, transparência e o ritmo da vida contemporânea.


Guiado por um espírito de honestidade e simplicidade, o espaço revela sua estrutura e essência material: texturas cruas são preservadas, as fronteiras entre o interior e o exterior são suavizadas, e a luz natural anima a arquitetura ao longo do dia. Aqui, a arquitetura não é um pano de fundo estático, mas uma estrutura viva, onde as pessoas se conectam através de rituais diários — assando, compartilhando ou simplesmente estando juntas.




A Fours é um experimento humilde, mas incorpora a crença de que a arquitetura pode ter tanto significado social quanto emocional — um lugar onde cultura, artesanato e vida moderna coexistem de forma natural e duradoura.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Echegaray / PPAA | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Echegaray é uma residência que nasce de um terreno de pedra — e, com isso, o projeto se ergue como um bloco sólido de cor negra, coroado por um pavilhão de madeira. A dualidade entre o escuro e fechado da área privada, que representa a rocha do terreno, e a leveza da área pública, aberta a uma vista panorâmica, cria uma sucessão de limiares a serem explorados. Esses contrastes revelam uma experiência espacial que alterna entre a intimidade e a abertura, convidando o visitante à descoberta.


O programa arquitetônico responde a essas intenções, por isso foi tomada a decisão de mudar a ordem convencional do programa ao posicionar o estacionamento no térreo, a área de dormitórios no primeiro nível e a área pública no último, desta forma são criados filtros de luz. O percurso começa pela escada, um elemento guiado por uma claraboia que ilumina e marca a circulação. É possível subir para a área social sem passar pelo espaço privado, e uma vez que se atravessa o limiar do bloco fechado, a área pública se torna leve através de sua estrutura de madeira.



Os materiais utilizados são essencialmente naturais, e a intervenção no terreno foi mínima. Muros de contenção foram empregados para integrar a construção à topografia existente, preservando sua forma original. O próprio terreno pedregoso permanece exposto, revelando-se com grande esplendor nas vistas laterais dos quartos e oferecendo uma paisagem bruta e bela que se torna parte do interior.


A casa foi concebida para ser descoberta gradualmente, como quem sobe uma montanha. O projeto se apresenta como um bloco de pedra — fechado e silencioso — que abriga os espaços privados, garantindo a intimidade necessária. Apenas ao alcançar a área social, situada no último pavimento, revela-se a vista plena do terreno, em toda a sua extensão, como uma recompensa.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura6 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura6 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura6 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura5 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura5 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura5 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Política6 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes
-
Arquitetura7 meses atrásCasa Machado / BTE-ARQ | ArchDaily Brasil


