Arquitetura
Cabana CL02 / Vinklu | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
55 m²
Ano:
2025
Fabricantes: DÉCOR SEBMOB, ENIPAU, MIRADEX, MM THERM, PRO METAL CONT 2004, Topciment

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um cenário rural ideal, bem orientado e conectado, tenta delinear as premissas de uma residência sazonal. Tive o primeiro contato com a O&A on-line, tendo sido recomendado por um bom conhecido de Londres, sendo que os clientes estavam na área central da Europa, eu em Bucareste e o local de construção em Arges. O tipo de equação que sempre me atrai, se as intenções estiverem alinhadas. Naquela época, a situação apresentava os destroços de uma primeira tentativa fracassada, já erguida no terreno, e um pequeno anexo no fundo do lote, no ponto mais alto da área. A decisão foi por um projeto completo, mas com uma implementação em fases. Assim, começamos com o pequeno edifício, a fim de ter um melhor controle e uma avaliação final da nossa colaboração, mas também dos executores. Por ser uma área mais rural, as expectativas com relação à qualidade do resultado tinham que ser proporcionais desde o início. O anexo era uma construção com uma área pequena, de no máximo 25 m², construída no passado pela família, com paredes abobadadas delimitadas por uma estrutura de madeira no topo que servia como lanterna. Durante a fase de desmontagem, descobrimos que ela não tinha pilares nos cantos (ou em geral) e a laje de concreto com uma grande barriga no meio. No final, restaram apenas as paredes, que foram reforçadas com malha interna e externa.




Deixando de lado as condições da construção e os materiais precários, a posição e a proporção do anexo eram harmoniosas, e a intenção era preservar esses aspectos desde o início. A solução propôs uma ampliação com uma área de escada interna e uma reconfiguração dos vãos/orientações de dentro para fora. Estruturalmente, a base permanece intacta, reforçada, e a superestrutura é feita em madeira. Por fim, o acabamento externo em madeira autoclavada preta completa e revela o cenário proposto. A altura e as dimensões excedem ligeiramente a imagem inicial. A escolha da cor externa é uma resposta direta ao contexto, oferecendo diferentes imagens e relações visuais dependendo da estação. A varanda de entrada intermedia a relação entre o módulo e o exterior por meio de uma estrutura metálica fina, proporcional à vegetação alta ao redor. As ripas e as áreas semicirculares definem espacialmente os momentos de aproximação da casa. No mesmo tom, o restante das áreas funcionais internas é sustentado por suas próprias conexões com o exterior. A pérgola da varanda se transforma em uma varanda profunda para a área de estar, e a fundação da casa se articula em um pequeno terraço para a área noturna.

Funcionalmente, no andar de baixo fica a entrada com a área noturna, e no andar de cima toda a área de estar com cozinha, sala de jantar, sala de estar e um pequeno banheiro. Na mesma linha, no andar de baixo temos vãos menores, e há uma orientação panorâmica de algumas janelas de tamanho considerável, o que oferece uma sensação cinematográfica em relação direta ao exterior. Como a casa está bem posicionada entre as árvores, qualquer movimento e mudança da natureza pode ser observado, estudado e ouvido. Continuando a relação espaço-função, o andar térreo oferece espaços regulares e íntimos, enquanto a escada abre a área de estar com um espaço generoso e um teto de duas águas. Como o contexto é o principal “motivo”, os acabamentos são limpos e neutros, para fortalecer ainda mais essa relação. Na área de estar, as peças de mobiliário definem as microfunções necessárias para viver e são combinadas de forma equilibrada por meio de proporção, cor e materialidade.



Ao reconverter o anexo e usar materiais naturais, equipes locais e métodos de construção off-site, tentamos, no sentido verdadeiro e local da expressão – impacto mínimo no meio ambiente e arquitetura sustentável. O “design” em si é um resultado direto do processo arquitetônico e do contexto, uma estratificação de soluções funcionais e arquitetônicas permanentemente correlacionadas com proporções e materialidade.

Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


