Arquitetura
Cabana do Vigia / Eduardo Garretti studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Imersa na floresta, uma base de pedra de origem local é posicionada de forma estratégica. De caráter estereotômico, desse embasamento emerge um bloco sólido que constitui a fundação conceitual e material do projeto.
Em 80 m2 desenvolve-se este espaço habitacional, que atende às necessidades básicas do vigia, responsável pelo primeiro contato ao ingressar na propriedade e peça fundamental no processo de desenvolvimento do futuro projeto de grande escala.
Dois volumes, que funcionam como células espelhadas, abrigam em seu interior o programa arquitetônico necessário, abrangendo desde a área privada até os espaços de convivência. A volumetria, unificada por uma única cobertura, conforma um hall semiexterior que, conectado por meio da plataforma de pedra ao espaço da churrasqueira, dá vida a esta cabana.
A mimetização desta peça arquitetônica na floresta de Tapalpa é alcançada por meio dos elementos que a compõem, como os materiais e suas texturas. Destacando-se pela simplicidade, a pele em terracota que reveste as faces externas das paredes respeita a região por meio de sua paleta cromática, integrando-se de forma natural ao entorno.
A materialidade e a volumetria do projeto, aliadas à mão de obra e às técnicas construtivas locais, permitem que o clima fresco da região seja apreciado e desfrutado, graças às propriedades termoacústicas favoráveis dos elementos empregados.
Fonte: Archdaily