Arquitetura
Cafeteria AOI CELESTIE / Yuko Nagayama & Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A AOI CELESTIE COFFEE ROASTERY está localizada no complexo de equipamentos comunitários situado na esquina da rua Nishiki-dori com a Rota 153, em frente à estação Nagoya Shinsakae-machi. A ideia de incluir um café no conjunto partiu de uma empresa de logística sediada em Nagoya, com o intuito de dinamizar a vida da comunidade local. A visão era criar um espaço de referência para os moradores, com o café como elemento central.

Em resposta a esse desejo, projetamos uma arquitetura que se organiza ao redor de um pátio interno, coberta por um telhado tão leve que parece ter caído do céu. O terreno apresenta um alto coeficiente de aproveitamento e está localizado numa via principal do centro da cidade, ladeado por edifícios residenciais de múltiplos andares. No subsolo do complexo, encontra-se um salão de eventos multiuso, enquanto o café ocupa os três pavimentos acima do solo.




O pátio, posicionado acima do salão de eventos, possui uma borda parcialmente elevada que permite a instalação de uma janela alta, por onde a luz natural alcança o nível inferior. Sob o amplo telhado estende-se o café, distribuído em três andares com pé-direito duplo. No térreo ficam o balcão de atendimento, a cozinha e a torrefação. Os assentos, rebaixados em relação ao piso junto às janelas, convidam o olhar a se projetar para fora, em direção à paisagem. O segundo andar é inteiramente dedicado ao público, com vista para o pátio central, onde um pequeno olival cria um ambiente sereno e acolhedor, em contraste com a agitação urbana ao redor.






O terceiro andar abriga uma área de bar, envolta pelo grande telhado. Dali é possível contemplar o interior do café, o pátio e até vislumbrar a movimentada avenida logo abaixo. A cobertura é revestida com telhas originais fabricadas em Tajimi, com uma gradação de tons azuis que se tornou marca registrada do café. Trata-se de uma espécie de espelho do céu, viabilizado pelas telhas artesanais. A cor varia de acordo com a espessura do esmalte aplicado nas bordas ranhuradas. Em dias ensolarados, o telhado brilha como a superfície de um lago; em dias chuvosos, a água escorre pelas ranhuras até o jardim. O café configura-se como um “espaço em branco” dentro da cidade — um intervalo de tempo e lugar que se distancia do ritmo acelerado do entorno — e se consolida como um novo símbolo para a região.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


