Arquitetura
Cafeteria AOI CELESTIE / Yuko Nagayama & Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A AOI CELESTIE COFFEE ROASTERY está localizada no complexo de equipamentos comunitários situado na esquina da rua Nishiki-dori com a Rota 153, em frente à estação Nagoya Shinsakae-machi. A ideia de incluir um café no conjunto partiu de uma empresa de logística sediada em Nagoya, com o intuito de dinamizar a vida da comunidade local. A visão era criar um espaço de referência para os moradores, com o café como elemento central.

Em resposta a esse desejo, projetamos uma arquitetura que se organiza ao redor de um pátio interno, coberta por um telhado tão leve que parece ter caído do céu. O terreno apresenta um alto coeficiente de aproveitamento e está localizado numa via principal do centro da cidade, ladeado por edifícios residenciais de múltiplos andares. No subsolo do complexo, encontra-se um salão de eventos multiuso, enquanto o café ocupa os três pavimentos acima do solo.




O pátio, posicionado acima do salão de eventos, possui uma borda parcialmente elevada que permite a instalação de uma janela alta, por onde a luz natural alcança o nível inferior. Sob o amplo telhado estende-se o café, distribuído em três andares com pé-direito duplo. No térreo ficam o balcão de atendimento, a cozinha e a torrefação. Os assentos, rebaixados em relação ao piso junto às janelas, convidam o olhar a se projetar para fora, em direção à paisagem. O segundo andar é inteiramente dedicado ao público, com vista para o pátio central, onde um pequeno olival cria um ambiente sereno e acolhedor, em contraste com a agitação urbana ao redor.






O terceiro andar abriga uma área de bar, envolta pelo grande telhado. Dali é possível contemplar o interior do café, o pátio e até vislumbrar a movimentada avenida logo abaixo. A cobertura é revestida com telhas originais fabricadas em Tajimi, com uma gradação de tons azuis que se tornou marca registrada do café. Trata-se de uma espécie de espelho do céu, viabilizado pelas telhas artesanais. A cor varia de acordo com a espessura do esmalte aplicado nas bordas ranhuradas. Em dias ensolarados, o telhado brilha como a superfície de um lago; em dias chuvosos, a água escorre pelas ranhuras até o jardim. O café configura-se como um “espaço em branco” dentro da cidade — um intervalo de tempo e lugar que se distancia do ritmo acelerado do entorno — e se consolida como um novo símbolo para a região.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


