Arquitetura
Cafeteria Blue Bottle em West Bund / atelier tao+c

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
180 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. O West Bund, em Xangai — um antigo polo de transporte, logística e produção — passou por uma profunda transformação nos últimos anos. Após grandes projetos de requalificação urbana ao longo do Rio Huangpu, suas margens tornaram-se um destino vibrante para atividades ao ar livre e eventos culturais, atraindo tanto moradores quanto visitantes. A unidade da Blue Bottle Coffee, projetada pelo escritório atelier tao+c, está localizada em uma área específica do West Bund que abrigou a Fábrica de Cimento de Xangai (1920–2009), com vista, ao leste, para um antigo estaleiro — vestígio histórico do passado industrial do local. O projeto da cafeteria propõe uma resposta sensível ao seu entorno, integrando a memória industrial do terreno ao contexto urbano atual.


O espaço é marcado por duas estruturas em forma de “telas”, que convidam a paisagem ribeirinha a adentrar o ambiente interno. Sustentadas por colunas inclinadas de madeira, essas “telas” criam uma espécie de abrigo e dividem o ambiente retangular em duas zonas distintas, porém fluidas, evocando uma atmosfera de acolhimento e abertura. Os quatro cantos das telas possuem alturas variadas, como se fossem levemente erguidos pela brisa do rio, revelando recortes do Huangpu e do estaleiro ao fundo.



Além do apelo visual, essas “telas” também cumprem uma função técnica: nelas estão integradas as instalações mecânicas e elétricas do espaço. As aberturas estratégicas na estrutura de madeira revelam os caixilhos internos, servindo como dutos de retorno para o ar-condicionado e acomodando luminárias que iluminam as mesas. Um sistema de painéis de madeira, feito com tábuas laminadas de pinheiro Douglas, funciona simultaneamente como estante expositiva e divisória entre a cozinha e a área do café. Os tons quentes da madeira conferem suavidade e aconchego ao espaço, enquanto os expositores, acessos à cozinha, bancadas, assentos e painéis de menu são articulados por meio dessa escolha material unificada.


O balcão é construído com blocos de concreto pré-fabricados, em homenagem ao passado industrial do lugar. Os bancos utilizam a mesma base de concreto pré-moldado, intersectada por tábuas de pinho que formam assento e encosto. Esses elementos foram produzidos fora do local e montados in loco, refletindo uma abordagem construtiva simples e bem coordenada. A releitura desses componentes pré-fabricados dialoga com a familiaridade dos materiais urbanos, criando ressonância com o cotidiano dos habitantes da cidade.


Levando essa narrativa também ao espaço externo, os banquinhos ao ar livre — feitos a partir de um único módulo — são posicionados estrategicamente de frente para o antigo estaleiro. Essa disposição permite que os visitantes apreciem o café enquanto observam a movimentação intensa da zona portuária às margens do Huangpu.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


