Arquitetura
Cambará Instituto anuncia a primeira ação institucional do biênio, focada em profissionais negras de arquitetura e design: Oco – Residência artístico técnológica, acontecerá na sede Cerbambu, em Ravena – Minas Gerais

Oco é o nome escolhido para esta residência — um nome que carrega em si a simbologia do bambu, material central na experiência, cuja força e leveza estão justamente no vazio que o constitui. É a partir desse oco que reverberam sons, atravessam fl uxos e nascem possibilidades.
A residência propõe um reencontro entre práticas arquitetônicas e os saberes enraizados no corpo, na terra e nas formas coletivas de construção. A tríade terra-corpo-estrutura segue sendo a essência que sustenta o projeto: a terra como território e matéria ancestral, o corpo como espaço de memória e ação, e a estrutura como gesto compartilhado e coletivo.
Mais do que um espaço de produção material, Oco afi rma-se como um território de pausa e escuta. Em sua concepção, o oco e o vazio não são ausências, mas presenças fundamentais — lugares onde o excesso de ruído, cobrança e velocidade dão lugar à suspensão necessária para imaginar. A residência aposta no vazio como pausa radical: uma fresta de tempo onde não se exige resposta imediata, produtividade normativa ou adequação ao mercado.
É nesse intervalo que se inscreve a potência: a possibilidade de repensar o lugar da mulher negra na arquitetura, de experimentar sem medo o erro, e de construir
Esta é a primeira proposta de residência artístico tecnológica voltada à arquitetura promovida pelo Cambará – Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-Brasileira e o Cerbambu. A residência artística e técnica para arquitetas negras no Cerbambu surge como um gesto coletivo de reaproximação entre o fazer arquitetônico, os saberes ancestrais, que rompem com a normatividade da produção arquitetônica dominante e com os sistemas construtivos hegemônicos, geralmente baseados em lógicas extrativistas, coloniais e industrializadas.
Realizada no contexto da escola Cerbambu, localizada em Ravena/MG, a iniciativa propõe a imersão de nove mulheres negras em uma experiência formativa ancorada na experimentação com o bambu enquanto material construtivo, mas também simbólico, social e ligado a saberes tradicionais de sustentabilidade e coletividade.
Durante sete dias, as participantes serão convidadas a investigar, projetar e construir coletivamente uma plataforma-mobiliário, que funcionará como palco para os debates, apresentações e vivências propostas pelo Instituto para a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Este dispositivo não é apenas um objeto, mas um lugar de encontro, manifestação e proposição. Trata-se de afi rmar a potência das epistemologias negras, do trabalho manual, do tempo coletivo e do espaço como elemento vivo de articulação política e estética.
A residência parte do desejo de fortalecer redes entre arquitetas negras e abrir espaços de produção onde o conhecimento se dá pela escuta, pela troca e pelo corpo em movimento.
O edital lançado no dia 08/06/2025 está com inscrições abertas até 22/06/2025.
Divulgação dos resultados: 04/07/2025
Período da residência na Cerbambu (Ravena | MG): De 13 à 19 de julho
Acesse o edital: https://docs.google.com/document/d/1SZvpFVYRidF3i3ecMAgOdZ6SVG-bDEjThTAF5_DzreI/edit?tab=t.0#heading=h.16nbx7c1u0i1
Baixar as informações relacionadas com este concurso aqui.
-
Título
Cambará Instituto anuncia a primeira ação institucional do biênio, focada em profissionais negras de arquitetura e design: Oco – Residência artístico técnológica, acontecerá na sede Cerbambu, em Ravena – Minas Gerais
-
Tipo
Bolsas e Prêmios
-
Organizadores
Cambará – Instituto de Fomento à Arquitetura Afrobrasileira
-
Prazo de inscrição
22 de Junho de 2025 10:02 AM
-
Prazo para envio
08 de Junho de 2025 10:02 AM
-
Onde
São Paulo
-
Preço
Grátis
-
Restrições geográficas (restrições por país)
Brasil
Esta divulgação de prêmio/bolsa de estudos foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra “oportunidade” por favor, use o formulário “Enviar divulgação de prêmio/bolsa de estudos”. As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.
Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


