Arquitetura
Capela do Rio – La Barca / Marina Poli + Philippe Paumelle + Clément Molinier

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Na trilha, um naufrágio pesado se ergue diante do portão rochoso. Alguém se esgueira por uma fenda estreita, deslizando de lado. Ao chegar ao naufrágio e erguer a cabeça, vê-se o casco virado. Do fundo do barco, o céu desaba.


A Capela do Rio evoca esse casco invertido, com cada componente dialogando de forma sutil com o universo marítimo. Alongada, a construção acompanha a extensão do caminho, guiando o percurso passo a passo. Sua forma esguia sugere a intenção de atravessar uma fenda — como se tivesse sido deslocada do próprio rio que acompanha.


Como um naufrágio, a cobertura se abre para o céu, permitindo que a luz revele uma sequência rítmica de tábuas no piso, todas apoiadas em uma quilha central que conduz o olhar em direção à proa. Ali, uma pedra parece ancorar a estrutura afilada a partir do interior. As paredes são pontuadas por cunhos que prendem firmemente o tabuado. O piso range sob os pés.


Seis pórticos formam um corredor longitudinal, delimitado por duas paredes de pranchas. Em cada extremidade, dois meios-cascos curvos se unem. As nervuras curvas são recortadas das próprias tábuas e montadas em uma estrutura tipo sanduíche. La Barca é lastreada por quatro pedras retiradas do próprio local. O espaço convida à pausa e à observação atenta dos detalhes de uma arquitetura curiosa, com aparência de embarcação.

Alguns veem um barco virado, uma pequena capela, um paredão de escalada ou uma criatura perdida. E você, o que vê?

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


