Arquitetura
Casa AC / Sal Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa AC localiza-se em São Roque, na costa sul da ilha de São Miguel, integrando-se na malha urbana de Ponta Delgada. A implantação da casa tira partido da pendente do terreno e da sua orientação nascente-poente, beneficiando da vista desafogada sobre o mar. A habitação organiza-se em dois pisos, sendo o piso inferior parcialmente enterrado, permitindo uma inserção discreta e minimizando o impacto volumétrico na envolvente.

A composição da forma privilegia os planos lisos, contínuos, com aberturas estratégicas e volumes puros, resultando numa linguagem contemporânea, contida e enraizada no território insular. A habitação distribui-se por dois pisos distintos que se articulam com a topografia existente. O piso menos um, semi-enterrado, acolhe o carport com acesso direto à via pública, bem como as áreas técnicas e de apoio, e ainda uma entrada secundária da habitação.

No piso térreo desenvolve-se a área habitável principal, composta por dois quartos, um deles em suite com instalação sanitária privativa, e uma instalação sanitária de apoio assim como sala de estar, sala de refeições e cozinha em espaço aberto, que se articulam com o exterior potenciando a relação direta com o pátio a nascente que tem como remate do seu limite a piscina exterior.

As áreas de salas e suite prolongam-se naturalmente tanto para varanda a poente como para o pátio exterior a nascente. Este último garante abrigo ao ruído urbano, ao mesmo tempo que oferece uma vista desimpedida sobre o mar. Os guarda-corpos metálicos de desenho oblíquo que compõem os alçados foram desenhados como elementos de proteção e segurança mas também como filtros visuais.

O branco dominante das superfícies garantem uma presença leve e integrada no contexto urbano envolvente para além de conferir unidade e luminosidade ao conjunto. Este branco remete para os tons das estufas de ananases existentes, estabelecendo um diálogo subtil com a memória do lugar. A leitura clara e contínua dos volumes contrasta com a estrutura leve e dos planos inclinados das estufas de ananás, acentuando a diferença entre a cobertura plana e maciça da casa e a cobertura leve e transparente das estufas. Os pavimentos exteriores e revestimentos adotam materiais de baixa manutenção e tons neutros, contribuindo para a sobriedade do conjunto.

Em síntese, a Casa AC constitui uma resposta contemporânea às exigências de habitação na região, conjugando estética, conforto e funcionalidade com o respeito pelo contexto urbano e natural de São Roque.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


