Arquitetura
Casa Aura / Presente Estúdio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Para um terreno de esquina, o partido arquitetônico adotado foi uma planta em “L”. A solução tinha objetivos claros: aproveitar as melhores orientações solares para as diferentes zonas da casa e gerar um jardim interno totalmente privativo ao lote.


Outra questão muito cara ao projeto era a proteção do cotidiano doméstico e privacidade dos moradores, sobretudo pela exposição natural de um terreno de esquina, mas também pelo fato do lote facear a única via pública do condomínio. Em resposta a estas demandas, planos passaram a delimitar as faces externas da casa.

Descolados entre si e observando os ângulos do terreno, estes planos representam a essência do projeto ao explorarem as sutilezas visuais e espaciais que existem entre os opostos de opacidade x hipervisibilidade. Neles, o caráter tradicional de um material muito convencional – o bloco cerâmico – desaparece.

Na esquina, a região mais pública da casa, a transição entre exterior x interior é acompanhada pela transparência dos tijolos que se fecham suavemente e acolhem o visitante. As faces opacas, gradativamente, voltam a se desmaterializar frente às principais esquadrias da fachada sul: permite-se entrada de luz natural, mas a visibilidade do interior segue preservada.

Apenas um rasgo interrompe as transições delicadas desta fachada. O plano recuado em madeira ampara duas fendas de iluminação direta na área social da casa e sinaliza um ponto focal do projeto de interiores. Com os planos em transparência, cria-se uma ambiência misteriosa, que opera entre deslumbrar e confundir, revelar e proteger.

A luz, seja ela natural ou artificial, é posta em serviço do enigmático e cria-se uma estética que é também psicológica, além de visual. Toda essa atmosfera de sedução através de sutilezas é completa pela suspensão da casa em relação ao solo: toda a fachada lateral da residência está solta do solo, flutuando sobre o jardim.


O jardim, que trabalha como plano de fundo na fachada lateral, destaca-se na fachada frontal ao exibir espécies arbustivas em primeiro plano. O arranjo formal é orgânico, em harmonia com a natureza das espécies campestres que se espalham pelo gramado. Este conjunto, na proximidade do toque, valoriza as texturas, aromas e nuances de cores entre as espécies; à distância, gera uma paisagem coesa e vibrante.

Internamente à pele dos tijolos, na fachada frontal, os planos em madeira abrigam todos os acessos da residência. Acessos de serviço e de veículos são cheios, opacos e discretos, enquanto o principal – o acesso social, é um vazio, um pórtico atraente. As luzes que atravessam o pergolado em concreto conferem caráter cênico durante as horas ensolaradas do dia.

Cria-se, desta forma, um percurso de gradativa compressão pelo hall externo, que atinge o ápice no momento do acesso, e logo volta a se descomprimir na área interna, ampla e integrada, com grandes aberturas ao pátio interno.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


