Arquitetura
Casa CC / Esquissos – Arquitectura e Consultoria

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
150 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Hansgrohe, AEG, BRUMA, Roca, Sanindusa, Sosoares

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitectura adopta uma linguagem simples, contemporânea e discreta, respeitando a envolvente. Apesar de se encontrar no topo da colina e a alguma distância da praia, a casa foi idealizada com o espírito de uma casa de praia — leve, descomplicada e em harmonia com o exterior.




Um dos elementos mais marcantes são as portadas presentes em todos os vãos exteriores, excepto numa das portas laterais. As portadas, quando se encontram fechadas, deixam a casa totalmente branca, conferindo-lhe uma aparência limpa e uniforme. Quando se encontram abertas, revelam um tom ocre que remete aos tons da areia da praia, dando à casa uma aparência mutável e viva, conforme a abertura ou fecho das mesmas. Este jogo de cores e texturas permite que o edifício se transforme ao longo do dia e de acordo com a utilização dos espaços, criando uma relação dinâmica com o lugar. As caixilharias, em tom champanhe, reforçam este imaginário, criando um contraste subtil com o branco dominante da moradia.


A casa tem duas entradas: a principal, a nascente, leva a um pequeno hall pensado para receber visitas; a outra, mais informal, a poente, liga diretamente a um alpendre usado no dia a dia para estender roupa ou fazer refeições ao ar livre.


No interior, a organização dos espaços foi repensada para permitir uma vivência mais fluida. O piso inferior acolhe as áreas sociais – salas e cozinha – promovendo um ambiente mais aberto e convivente. Já o piso superior ficou reservado para as zonas mais privadas com um quarto principal amplo com closet integrado. Neste piso encontramos ainda um segundo quarto e uma casa de banho partilhada.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


