Arquitetura
Casa Concreto / Dayala e Rafael arquitetos associados

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
930 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Armazen , Cinex, Gruta Marmores

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um lote com declive acentuado no Condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia (GO), esta residência parte de uma estratégia de ocupação que busca se adaptar à topografia natural, reduzindo cortes no terreno e explorando as possibilidades do desnível para distribuir o programa.

A organização da casa se dá em dois níveis principais. No pavimento inferior, estão os ambientes sociais e de lazer, com acesso direto à área externa e à piscina. No pavimento superior, ficam os espaços íntimos, organizados em um volume mais fechado e suspenso, com aberturas pontuais voltadas para a paisagem. A disposição dos volumes acompanha o terreno, criando uma implantação que se acomoda à inclinação sem interferências abruptas.

A estrutura é composta por lajes protendidas e pilares em concreto armado, permitindo grandes vãos e balanços que conformam a arquitetura com poucos apoios verticais. Essa solução libera os espaços internos e permite uma relação fluida entre os ambientes, além de conferir leveza à composição formal. Os vãos livres também organizam a leitura do projeto, marcando transições entre cheios e vazios e reforçando a horizontalidade dos elementos.


O concreto aparente domina a materialidade do projeto, enquanto o granito escovado surge em planos verticais estratégicos, criando contrastes sutis de textura e reforçando a separação entre os volumes. A escolha por uma paleta enxuta de materiais contribui para a coesão visual da proposta e destaca a lógica estrutural da edificação.


A cobertura em balanço se projeta sobre os espaços sociais, funcionando como elemento de proteção solar e extensão da arquitetura sobre o terreno. A geometria das lajes e a proporção entre os planos horizontais e verticais definem a identidade formal do projeto.

O paisagismo acompanha a lógica da implantação, com espécies nativas e tropicais organizadas em faixas que contornam a casa, suavizando a transição entre a construção e o entorno natural. As áreas verdes também auxiliam no conforto térmico e reforçam a relação entre arquitetura e paisagem.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


