Arquitetura
Casa da Beta / Atelier Aberto Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
65 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Aramazém do Piso, Brauwers Esquadrias, Dalle Piagge, Indooor, MANJABOSCO, Skania, Suvinil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para esta casa estreita e entre medianeiras, assumimos o desafio de transformar o seu pavimento térreo em um ambiente que refletisse a essência de sua moradora, buscando melhorar a sua habitabilidade.

A Beta é uma mulher cheia de bossa! Praticante de yoga, ela adora receber seus amigos e familiares em sua casa. A Beta é possuidora de uma bagagem afetiva e cultural vibrante. Imprimir essas características na sua casa foi uma tarefa gratificante!


Encontramos uma casa com piso frio em porcelanato cinza, uma divisão pouco funcional e não integrada entre a sala de estar e cozinha/copa, que eram separadas por um passa-pratos. A sala de estar, escura e fria, e por isso subutilizada, servia apenas como circulação. A cozinha era muito utilizada e já havia passado por uma reforma.

Buscando reverter o contexto para utilização constante de todos os ambientes do térreo, a integração entre os espaços foi uma prioridade.


A fachada frontal térrea da casa compunha paredes em ângulo e pequenas janelas de vidro jateado. Para reverter o cenário de falta de luz, priorizamos favorecer iluminação e ventilação naturais, bem como a integração entre interior e exterior. Substituímos as aberturas originais por portas-janela, fazendo do pátio frontal, que antes servia apenas para guardar o carro, um espaço de convívio. A luz solar, agora abundante, invade o térreo.

Na sala de estar, o porcelanato deu lugar a tacos de madeira natural, que aqueceram o ambiente. Já na cozinha e copa, o ladrilho hidráulico, em tons terracota, agregaram cor e identidade. Também mantivemos boa parte dos móveis existentes, porém em novo layout.

Um único “armário” conecta visualmente a sala de estar, cozinha e jantar. No estar, esse armário é rack e é banco, além de possuir prateleiras para livros, objetos e obras de arte. Na sequência, uma lareira tipo calefator é continuada pela bancada da cozinha.

O resultado foi um espaço que supera a mera reforma, pois traduz a personalidade da cliente. O térreo da casa, nosso objeto de projeto, tornou-se um ambiente versátil, pronto para receber os amigos e adaptado aos hábitos da Beta.

Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


