Arquitetura
Casa da Ria / Mário Martins Atelier

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A nome de Casa da Ria deve-se à proximidade com a ria de Alvor, sobre a qual a casa tem uma vista sobranceira e diversificada, proporcionada pela mutação das marés.

O lote é amplo e de inclinação acentuada para noroeste, onde as vistas se abrem para nascente e sul e a luz se intensifica. Aqui, os espaços exteriores e as sombras tornam-se mais apetecíveis, para gozar os prazeres de um clima ameno, ao longo de todo o ano.

Prescinde-se de um dos 3 pisos permitidos, para garantir uma maior equilíbrio, horizontalidade e relação com o verde dominante da envolvente ajardinada, onde a piscina e áreas de lazer exteriores se localizam. Desta forma, reduz-se também o impacte visual. O edifício quase desaparece a noroeste, por onde se efetua a entrada, através de um passadiço que atravessa o jardim.

Entra-se para o piso inferior, por um espaço estreito e deliberadamente alto, que dá acesso a uma sala aberta e transparente, de duplo pé-direito, que é o centro e charneira da casa. Daí parte uma escada aberta para o piso superior e cave enterrada. Daí observa-se ainda o passadiço solto que a atravessa, para dar acesso a todos os compartimentos desse piso. Daí, da sala, acede-se à cozinha aberta, ao quarto e à intimidade do seu pátio privativo, bem como ao amplo terraço frontal que estabelece a relação física e visual com o jardim e piscina.

O piso superior, vazado e aberto, é composto quartos, áreas de trabalho e lazer. Sob o Piso 0, surge uma área suplementar, praticamente enterrada, de utilização complementar, destinada a estacionamento, arrumos e áreas técnicas.



Um volume predominante, horizontal e branco, recortado, de grande plasticidade, é complementado por planos horizontais sobrepostos, desfasados e soltos, que pousam sobre um embasamento, cujo peso lhe é conferido pelo revestimento em betão aparente. Paradoxalmente, um toque mais subtil no verde vivo e orgânico, que também é parte da casa e se usufrui. Dos pátios e terraços permite-se sentir a intimidade de um espaço abrigado e a amplitude de vistas fantásticas, que se perdem no horizonte.

A Casa da Ria é o interior e o exterior, o natural e o construído, a luz e a sombra, o aberto e o fechado. Mas é leve e elegante, desenhada com o perfume da luz mediterrânica.

Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


