Arquitetura

Casa das Terças / Manuel Tojal Architects

Publicado

sobre


+ 32

© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa das Terças foi acolhido por nós com um carinho especial, pois trata-se de uma casa que foi comprada pelos atuais proprietários há 50 anos, mas que só recentemente foi libertada pelos seus inquilinos.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Esta casa tipicamente madeirense do início do Séc. XIX, que se encontrava no seu estado original e praticamente em ruínas, situa-se na Ponta do Sol, e está implantada no meio de um bananal com vista para o mar.

Planta – Pavimento térreo

Tendo por base estas premissas, a intervenção procurou preservar a essência do edifício original, ao mesmo tempo que o adaptava às exigências contemporâneas de conforto e funcionalidade.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Os bancos exteriores em pedra passaram também a ter uma função de acesso a um terraço que serve de apoio exterior e de base à piscina, situada no mesmo lugar onde outrora existia o antigo tanque de água. A piscina enquadra-se e alinha-se com a fachada e vãos principais e funde-se com a vista do mar, numa busca por uma desmaterialização dos limites do lote e numa fusão com a paisagem.

© Francisco Nogueira

A funcionalidade do espaço manteve-se praticamente igual à pré-existência, com a exceção feita para a criação de uma instalação sanitária no piso dos quartos e com a transformação da adega em sala de estar, criando um eixo social em toda a frente da casa, ligando a sala de estar à sala de jantar e cozinha.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Em termos de materialidade, a aposta recaiu nos materiais locais, sendo que todo o pavimento térreo, áreas molhadas e piscina foram revestidos com basalto. O pavimento do piso superior em madeira foi substituído e as portas e janelas foram recriadas conforme desenho original. Como a trave de madeira da chaminé era pintada de um verde pastel, optámos por generalizar esta cor às restantes carpintarias.

© Francisco Nogueira

A caiação exterior e a manutenção das telhas originais funcionaram como uma aguarela que pintou a casa, permitindo a sua integração na envolvente e realçando a finitude do tempo.

© Francisco Nogueira





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile