Arquitetura
Casa do Mestre / Øblicuo

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
50 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em Dos Bocas, na província de El Seibo, República Dominicana, uma comunidade que por gerações se dedicou à pecuária e à agricultura como principal fonte de renda.

A comunidade de Dos Bocas apresenta um baixo nível de infraestrutura, encontrando-se entre as carências o acesso aos serviços de transporte, má qualidade das habitações, equipamentos básicos limitados, falta de água potável, inexistência de serviço sanitário, acesso à escolaridade muito baixo, isolamento dos centros urbanos que a excluem da rede de oportunidades da cidade e o isolamento geográfico por estar cercada por rios.

Em setembro de 2022, Dos Bocas foi gravemente afetada pelo ciclone tropical Fiona, que expôs ainda mais as vulnerabilidades da comunidade, causando danos em mais de 60% das habitações. Nessa situação de emergência, a Guakia Ambiente, uma associação sem fins lucrativos, o Programa de Pequenos Subsídios (PPS) e a Oblicuo apresentaram à instituição financeira dominicana Banco BHD um projeto para a construção de 70 habitações seguras e resilientes, adaptadas para resistir a futuros fenômenos naturais.

A casa do mestre foi a última a ser construída dentro do conjunto, e seu desenho foi modificado graças à flexibilidade permitida por seu proprietário. Isso nos deu a oportunidade de melhorar aspectos do protótipo anterior.

A habitação tem 50m2 em um programa arquitetônico distribuído em 4 módulos, 1 para cozinha e banheiro, 1 para sala e 2 para 2 quartos. Os módulos foram os que definiram a estrutura da habitação enquanto os espaços de circulação foram minimizados para maximizar o aproveitamento do espaço. Respeitando os métodos construtivos locais, o processo foi dividido em duas etapas; as técnicas, mais custosas e executadas por trabalhadores qualificados, garantiam a durabilidade estrutural. As secundárias, realizadas pelas famílias, eram acessíveis e promoviam a apropriação, incluindo tarefas como pintar, revestir ou trocar portas e janelas.

A escolha dos materiais respondeu à sua disponibilidade em um raio de 4 km: blocos de concreto, chapas de aço galvanizado, madeira de pinus tratado e pisos de concreto polido. Estes foram utilizados com um critério estético consciente, reafirmando que a beleza também é um direito na habitação rural.

A habitação promove uma vida rural, onde sua zona social se abre para o exterior, compartilhando-a com a família, vizinhos e animais domésticos, mantendo viva a cultura e a tradição dominicana de conviver em comunidade.

O desenvolvimento de um país também é medido pela qualidade e dignidade de suas habitações, em todos os níveis sociais. Ter um teto não se limita a um abrigo físico: é um espaço que protege sonhos, emoções e bem-estar. A habitação rural não é apenas uma necessidade básica; é o lar onde nossos produtores, agricultores e pecuaristas criam e educam suas famílias, as mesmas que garantem o abastecimento de alimentos, recursos e matéria-prima que nutrem e sustentam nossas cidades.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


