Arquitetura
Casa Dong Thu / HIEN Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2020
Fabricantes: Gray laterite, INAX, Panasonic, Xingfa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Dong Thu está localizada na cidade de Dien Bien, uma cidade na província montanhosa do noroeste do Vietnã, com um clima relativamente rigoroso – muito frio no inverno e quente no verão. A casa é construída com 3 andares em um terreno de 100m2. Desde garantir funções necessárias e criar espaços comunitários para melhorar a conexão para uma família de três gerações, até atender às necessidades de privacidade de cada indivíduo. Além disso, há a necessidade de abordar a questão da resistência ao calor, uma vez que a maioria da área vertical da casa está exposta aos efeitos adversos da luz solar no sentido oeste.



Para reduzir a temperatura de toda a estrutura, juntamente com a organização do layout, criamos vazios e plantamos árvores verdes em áreas expostas à luz solar. Estes são espaços de amortecimento que contribuem para o resfriamento e criam uma paisagem tanto dentro como fora do edifício. Como resultado da solução, a maioria dos espaços dentro da casa recebe luz natural e ventilação. A simplicidade no design de cores e nos materiais de acabamento é a ideia que buscamos.



A maioria dos materiais utilizados no projeto é concreto armado, revestimento em pedra vulcânica, tijolos ventilados, vidro e, especialmente, árvores verdes. As funções no primeiro andar incluem um pátio frontal combinado com um saguão e uma garagem que serve como espaço de amortecimento para evitar poeira e ruído. Em seguida, há a sala de estar conectada à cozinha e, por fim, um quarto para idosos. Utilizando o pátio traseiro e uma parede de vidro ao longo de toda a casa, garantimos luz natural máxima e privacidade para os usuários.

Pode-se dizer que o segundo andar é o coração da casa, onde o espaço comunitário entre dois quartos serve como um local para atividades que conectam os membros da família. O terceiro andar, além de acomodar dois quartos, é um espaço para adoração aos antepassados e uma área de lavanderia. O segundo e o terceiro andar são conectados por uma escada aberta, maximizando a luz proveniente da claraboia. As janelas do corredor em contato com o ambiente são projetadas com paredes de tijolos ventilados e árvores verdes para reduzir a temperatura e garantir a ventilação dentro da casa. Ao criar um espaço habitável preenchido de luz, vegetação e ventilação natural, nosso objetivo é que as pessoas que vivem lá mantenham seu bem-estar.

Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


