Arquitetura
Casa Echegaray / PPAA | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Echegaray é uma residência que nasce de um terreno de pedra — e, com isso, o projeto se ergue como um bloco sólido de cor negra, coroado por um pavilhão de madeira. A dualidade entre o escuro e fechado da área privada, que representa a rocha do terreno, e a leveza da área pública, aberta a uma vista panorâmica, cria uma sucessão de limiares a serem explorados. Esses contrastes revelam uma experiência espacial que alterna entre a intimidade e a abertura, convidando o visitante à descoberta.


O programa arquitetônico responde a essas intenções, por isso foi tomada a decisão de mudar a ordem convencional do programa ao posicionar o estacionamento no térreo, a área de dormitórios no primeiro nível e a área pública no último, desta forma são criados filtros de luz. O percurso começa pela escada, um elemento guiado por uma claraboia que ilumina e marca a circulação. É possível subir para a área social sem passar pelo espaço privado, e uma vez que se atravessa o limiar do bloco fechado, a área pública se torna leve através de sua estrutura de madeira.



Os materiais utilizados são essencialmente naturais, e a intervenção no terreno foi mínima. Muros de contenção foram empregados para integrar a construção à topografia existente, preservando sua forma original. O próprio terreno pedregoso permanece exposto, revelando-se com grande esplendor nas vistas laterais dos quartos e oferecendo uma paisagem bruta e bela que se torna parte do interior.


A casa foi concebida para ser descoberta gradualmente, como quem sobe uma montanha. O projeto se apresenta como um bloco de pedra — fechado e silencioso — que abriga os espaços privados, garantindo a intimidade necessária. Apenas ao alcançar a área social, situada no último pavimento, revela-se a vista plena do terreno, em toda a sua extensão, como uma recompensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


