Arquitetura
Casa El Tome / COLECTIVO

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
88 m²
Ano:
2020

Descrição enviada pela equipe de projeto. O requerimento consistiu no desenvolvimento de uma casa destinada a funcionar como segunda residência em uma área isolada nas colinas de Papudo, comuna de La Ligua, Chile. A paisagem de suaves elevações e vegetação arbustiva, aliada às vistas para as montanhas do norte, foi tratada como elemento central na concepção do projeto.


Por essa razão, a residência é concebida como um volume em que o setor social — sala de estar e sala de jantar — estabelece um atravessamento visual entre as duas frentes da construção, permitindo que tanto a luz natural quanto os elementos da paisagem penetrem no interior da casa.

Com o propósito de reforçar essa abertura para as montanhas, propõem-se janelas deslizantes, do piso ao teto, capazes de serem totalmente abertas na área da sala de estar, ampliando a continuidade entre o interior e a varanda voltada para o norte. Nessa mesma fachada, foi projetado um elemento de sombreamento contínuo, que permite o crescimento da vegetação por entre sua estrutura, controlando a incidência solar no verão e favorecendo a entrada de luz durante o inverno.


Os dormitórios também foram orientados para o norte, privilegiando a incidência solar e as vistas para as montanhas, enquanto a cozinha, voltada para o sul, permanece mais protegida das aberturas, recebendo iluminação natural por meio de uma ampla claraboia que, além de banhar o ambiente de luz, destaca o acesso principal à residência.

Tanto as paredes externas quanto os painéis de sombreamento e a claraboia foram revestidos com pinus pintado de preto, com o objetivo de que o volume da casa se integre à paisagem circundante, quase camuflando-se nela.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


