Arquitetura

Casa em Nakano / HOAA / Hiroyuki Oinuma Architect & Associates

Publicado

sobre


+ 24

© Takuya Seki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é a casa e escritório de um arquiteto, e está localizado em uma área residencial densamente populada de Tóquio. Como havia outras casas adjacentes ao limite do terreno de todos os lados, exceto pelo lado norte, onde a estrada está localizada, decidiu-se instalar uma grande janela nesta direção, mas o desafio era como criar uma vista de jardim iluminada através da janela voltada para o norte.

© Takuya Seki

Assim, uma varanda curva chamada “Jardim Kazari” foi estendida da grande janela do segundo andar, contornando o ar ao longo da estrada em busca de luz solar. As suaves curvas do Jardim Kazari escapam da sombra do edifício, adicionando um brilho à vista da janela do sala de jantar voltada para o norte, criando uma zona de transição entre a cidade e a residência.

© Takuya Seki
Planta – 1/1.5F
© Takuya Seki
© Takuya Seki

O interior apresenta um design de piso dividido que aproveita a diferença de elevação do terreno. Vistas para o Jardim Kazari e o Jardim dos Fundos são geradas em todo o edifício, e um sistema de circulação em espiral foi planejado que alterna entre esses jardins. Além disso, consideramos vasos, livros, fotografias, plantas, etc., como representações de nossas vidas até agora, e ao cercar o fluxo de movimento com prateleiras para exibir esses itens, pensamos que poderíamos criar a quantidade exata de tensão na casa, como um pequeno museu de arte, e fomentar a motivação para viver de forma consciente no futuro.

© Hiroyuki Oinuma
© Takuya Seki
Corte
© Takuya Seki

Sair pela porta do segundo andar para o Jardim Kazari e regar as plantas provoca conversas com os transeuntes, e crianças felizes podem ser vistas. O “Kazari” (= ornamento, decoração), incluindo as plantas, cria uma conexão psicológica entre as pessoas, a casa e a cidade, e a casa se comporta como uma entidade pública aberta à cidade.

© Takuya Seki

Em vez de aplicar expressão decorativa à própria arquitetura, como no Art Nouveau e no Pós-modernismo, este trabalho demonstra uma nova forma e função para a decoração na arquitetura, um estilo que uma vez foi chamado de crime e é frequentemente criticado no mundo moderno, tornando a vida em casas urbanas mais gratificante.

© Hiroyuki Oinuma






Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile