Arquitetura

Casa Emilia / herchell arquitectos

Publicado

sobre


+ 16

© EYES OF MEMO

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido a partir das necessidades dos clientes e do contexto natural do terreno. Diante da acentuada inclinação existente, a edificação foi organizada em duas áreas principais, conectadas por uma ponte, resultando em uma configuração espacial em forma de “H”. Cada uma dessas áreas se articula em torno de pátios centrais, valorizando as vistas e a integração com a paisagem natural da floresta de Tapalpa.

© EYES OF MEMO

No projeto, foram utilizados materiais da região, como divisórias de argila pigmentada preta. Pedra portuguesa da pedreira da cidade também foi utilizada para paredes e fundação. O terreno está localizado em uma área arborizada e 99% das árvores existentes foram respeitadas, adaptando-as à arquitetura construída.

© EYES OF MEMO
© EYES OF MEMO

Os proprietários da Casa Emilia são jovens com apurado senso estético e grande apreço pela arquitetura. A partir de suas necessidades, o projeto foi concebido para criar um espaço de convivência que acolhesse a família, os amigos e a chegada da filha, Emilia, sem abrir mão de seu potencial como um negócio rentável por meio do aluguel de unidades residenciais.

© EYES OF MEMO
© EYES OF MEMO

Com base nessas necessidades, foi concebida uma residência que atende a dois propósitos complementares. O projeto prioriza espaços amplos de convivência, como o grande terraço que integra as salas de estar e jantar, formando um ambiente contínuo e convidativo para encontros e momentos compartilhados. Os pés-direitos duplos e as amplas aberturas valorizam a luminosidade e a sensação de amplitude, enquanto a lareira, que envolve a sala de estar e a cozinha, atua como elemento central de aconchego e integração.

© EYES OF MEMO
© EYES OF MEMO

Os pés-direitos altos e as amplas janelas da casa garantem excelente iluminação natural, além de proporcionar vistas panorâmicas para a floresta e favorecer a ventilação cruzada, assegurando uma circulação de ar natural em todos os ambientes. Para atender às demandas do uso comercial, foram adotados materiais de baixa manutenção, como pisos de porcelanato, boxes de chuveiro com perfis pretos e o uso de tijolos aparentes nas fachadas, resultando em menor custo de manutenção e maior durabilidade da propriedade.

© EYES OF MEMO





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile