Arquitetura

casa equilibra privacidade e integração com a natureza em São Paulo

Publicado

sobre


O projeto, desenvolvido pelas arquitetas Stephanie Wolff, Beatriz Fujinaka, Andressa Sato, Caroline Zaleski, Marciene Viana, Rebeca Petravicius e Tatiana Strobel, com Michelle Katiki como arquiteta responsável pelo paisagismo, privilegia a intimidade dos moradores ao mesmo tempo em que estabelece um diálogo generoso com o entorno verde.

A concepção arquitetônica parte de uma contradição: criar privacidade sem abrir mão da conexão com o exterior. “A fachada principal é totalmente fechada para a rua no piso térreo e, no pavimento superior, a privacidade é assegurada pelos brises. Internamente, o paisagismo volumoso traz a sensação de se entrar em um oásis urbano”, explicam as arquitetas. Essa estratégia se traduz em um volume de linhas retas, envolvido por jardins que contrastam com a rigidez construtiva. Maranta-charuto, gaimbé, bastão-do-imperador e filodendro ondulatum compõem as espécies que cobrem os muros e envolvem a morada.

A estrutura foi pensada para permitir máxima fluidez no térreo. O uso de lajes nervuradas possibilitou a redução do número de pilares internos, criando grandes vãos que conectam visualmente estar, jantar, cozinha e espaço gourmet. “A ideia era que, com a abertura das esquadrias, toda a área social se convertesse em uma grande varanda, com muita ventilação e contato com a natureza”, contam as profissionais.



Fonte: Casa Vogue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile