Arquitetura
Casa Europa / TWO Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1490 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Europa nasce a partir de um briefing que prioriza a construção da máxima área possível. As solicitações do cliente, apaixonado pela culinária, incluem multipontos de cozinha que atendem às suas necessidades de receber amigos e familiares de maneira acolhedora e sofisticada.


As áreas sociais foram projetadas com funcionalidade, refletindo a integração entre o ambiente interno e externo e criando uma atmosfera harmoniosa que enfatiza a vivência da família. O estilo característico da Two, que valoriza grandes espaços integrados, se reflete na ampla área de convívio no térreo, enquanto o subsolo é reservado para a academia, lavanderia e garagem.

O uso generoso de janelas garante ventilação e iluminação natural, fundamentais para a sensação de amplitude e bem-estar. No segundo andar, as suítes foram desenhadas com a privacidade em mente, além de um espaço de trabalho que proporciona conforto, incluindo os dois escritórios fechados para home office. O rooftop oferece uma plataforma multifuncional, ideal para o trabalho e lazer, incorporando também a visão urbana característica do Jardim Europa.



O emprego de materiais naturais, como o granito Itaúnas e a pedra moledo, aliado à madeira de textura suave, cria um diálogo entre os elementos e resulta em um ambiente sofisticado e acolhedor. A proposta de não utilizar forro de gesso no rooftop, optando por um acabamento em concreto aparente, revela um conceito contemporâneo e descontraído, alinhado à atemporalidade dos materiais e à arquitetura brasileira.

A inspiração na arquitetura brasileira é manifestada também nos muxarabis das fachadas, reinterpretados em alumínio com efeito de madeira, conferindo à residência um conceito estético que prioriza a integração com o entorno e a tradição local, garantindo luminosidade exterior. A Two, ao projetar a Casa Europa, assegura que a visão do cliente é transformada em uma realidade palpável, ressoando seu desejo de um lar ideal.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


