Arquitetura
Casa Finlândia / Escobedo Soliz Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Origen Madera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto propõe uma residência para uma mulher aposentada de origem finlandesa, e está localizado em um antigo assentamento minerador na Sierra Gorda de Guanajuato, México. Concebida como um refúgio discreto e contemplativo, a casa se integra a um terreno de geometria irregular, repleto de árvore e cactos. O lugar carrega marcas históricas, sendo atravessado pela presença silenciosa de um antigo poço de mineração do século XVIII, que reforça o caráter de memória e introspecção do projeto.

O terreno, estreito e irregular, é definido na borda leste por uma parede de adobe e pedra já existente, e no lado oeste por uma barreira natural de cactos. O programa, articulado pela cliente, Sra. Christel, exigiu uma moradia principal em um único nível e, acima dela, um apartamento de dois quartos com acesso independente para fins de aluguel.


A estratégia arquitetônica incorporou a parede de adobe como o eixo orientador para o acesso à residência principal, a qual se dá através de um pátio que é simultaneamente contido pela parede e pela casa. Este pátio funciona como um elemento organizador, conectando todos os espaços domésticos através de um pórtico semiaberto. No nível superior, o apartamento é estruturado em torno de seu próprio pátio central. Para o oeste, a moradia é articulada em três volumes escalonados, um gesto que dialoga com o traçado irregular da fronteira de cactos, evitando ao mesmo tempo os resquícios do poço de mineração. É importante ressaltar que o projeto foi concebido para permitir a construção em fases distintas, garantindo adaptabilidade ao longo do tempo.



A decisão de empregar tijolos vermelhos queimados produzidos localmente respondeu ao desejo de trabalhar com um material tradicional cujas propriedades térmicas e econômicas sustentavam o uso de um sistema de parede dupla conhecido como enhuacalado. Esta técnica construtiva possibilitou a formação de paredes ocos e robustas, capazes de acomodar tanto a estrutura quanto os serviços, enquanto também facilitava a construção em fases com maior eficiência. Aberturas quadradas cuidadosamente emolduradas estabelecem conexões visuais precisas com o jardim, enquanto no pátio central, superfícies altas de alvenaria modulam a luz, intensificam o silêncio e cultivam uma atmosfera de reclusão—um ambiente particularmente adequado para leitura e contemplação.


Desde o início, o projeto aspirou a qualidades de simplicidade, intimidade e autenticidade material—valores que ressoam nas tradições arquitetônicas tanto mexicanas quanto nórdicas. Seu objetivo foi orientado para as dimensões essenciais e poéticas da habitação, evitando deliberadamente o superficial ou a ostentação.


A realização da primeira fase do projeto se estendeu por quatro anos e foi possível apenas através da energia colaborativa e do compromisso da cliente, do arquiteto local e da equipe Escobedo Soliz.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


