Arquitetura
Casa Finlândia / Escobedo Soliz Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Origen Madera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto propõe uma residência para uma mulher aposentada de origem finlandesa, e está localizado em um antigo assentamento minerador na Sierra Gorda de Guanajuato, México. Concebida como um refúgio discreto e contemplativo, a casa se integra a um terreno de geometria irregular, repleto de árvore e cactos. O lugar carrega marcas históricas, sendo atravessado pela presença silenciosa de um antigo poço de mineração do século XVIII, que reforça o caráter de memória e introspecção do projeto.

O terreno, estreito e irregular, é definido na borda leste por uma parede de adobe e pedra já existente, e no lado oeste por uma barreira natural de cactos. O programa, articulado pela cliente, Sra. Christel, exigiu uma moradia principal em um único nível e, acima dela, um apartamento de dois quartos com acesso independente para fins de aluguel.


A estratégia arquitetônica incorporou a parede de adobe como o eixo orientador para o acesso à residência principal, a qual se dá através de um pátio que é simultaneamente contido pela parede e pela casa. Este pátio funciona como um elemento organizador, conectando todos os espaços domésticos através de um pórtico semiaberto. No nível superior, o apartamento é estruturado em torno de seu próprio pátio central. Para o oeste, a moradia é articulada em três volumes escalonados, um gesto que dialoga com o traçado irregular da fronteira de cactos, evitando ao mesmo tempo os resquícios do poço de mineração. É importante ressaltar que o projeto foi concebido para permitir a construção em fases distintas, garantindo adaptabilidade ao longo do tempo.



A decisão de empregar tijolos vermelhos queimados produzidos localmente respondeu ao desejo de trabalhar com um material tradicional cujas propriedades térmicas e econômicas sustentavam o uso de um sistema de parede dupla conhecido como enhuacalado. Esta técnica construtiva possibilitou a formação de paredes ocos e robustas, capazes de acomodar tanto a estrutura quanto os serviços, enquanto também facilitava a construção em fases com maior eficiência. Aberturas quadradas cuidadosamente emolduradas estabelecem conexões visuais precisas com o jardim, enquanto no pátio central, superfícies altas de alvenaria modulam a luz, intensificam o silêncio e cultivam uma atmosfera de reclusão—um ambiente particularmente adequado para leitura e contemplação.


Desde o início, o projeto aspirou a qualidades de simplicidade, intimidade e autenticidade material—valores que ressoam nas tradições arquitetônicas tanto mexicanas quanto nórdicas. Seu objetivo foi orientado para as dimensões essenciais e poéticas da habitação, evitando deliberadamente o superficial ou a ostentação.


A realização da primeira fase do projeto se estendeu por quatro anos e foi possível apenas através da energia colaborativa e do compromisso da cliente, do arquiteto local e da equipe Escobedo Soliz.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


