Arquitetura
Casa Floresta / Biazus Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
490 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Irmãos Shwanck

Descrição enviada pela equipe de projeto. A leveza da estrutura metálica e o aconchego da madeira natural são os elementos mais marcantes desse projeto. Localizada na região metropolitana de Porto Alegre em um condomínio náutico com canais navegáveis onde a vida desacelera do ritmo frenético da cidade.

A casa foi concebida em um bloco único de arquitetura marcante. A laje intermediária, em concreto aparente, possui um peso visual equilibrado por um vazado na fachada principal. Este vazado emoldura a linda jabuticabeira plantada na lateral do acesso. Em contraste, a laje superior apresenta uma extrema leveza: feita em estrutura metálica e revestida com madeira natural, ela cria a sensação de estar flutuando.


O programa da casa consiste em: garagem aberta para 2 automóveis, living integrado com sala de tv, gourmet, jantar e varanda para a piscina, adega climatizada, lavabo, dormitório inferior, copa fechada, despensa, serviço, banho para piscina e depósito. A distribuição dos ambientes ficou simples e funcional para o uso diário e também para receber os amigos nos finais de semana. A ventilação cruzada é um destaque da arquitetura e os brises ajudam na privacidade e o controle da iluminação natural abundante na casa. Destaque para a lareira toda em pedra natural dando destaque no living. No pavimento superior temos a suíte master com closet duplo e banho duplo, duas suítes para filhos, Home Theather e escritório.


A materialidade fica por conta de materiais naturais que nos conectam com nossos ancestrais como a madeira de cumaru, pedra natural moledo irregular, basalto, granito e metal. O paisagismo feito pelo Fernando Thunm entra em cena abraçando toda a construção conectando o usuário com a natureza.

Os fundos da casa oferecem uma vista privilegiada para o Lago Guaíba e o centro de Porto Alegre. Para maximizar essa paisagem, a suíte master conta com uma sacada dedicada à contemplação. A área externa é coroada por uma piscina de borda infinita, revestida com elegante pedra vulcânica, que se funde visualmente com o horizonte.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Estúdio em Gushichan / Studio Cochi Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é a nova sede do nosso escritório de arquitetura e da nossa oficina de carpintaria. Por que nós, um escritório de arquitetura, decidimos criar uma oficina de marcenaria? Em Okinawa, tornou-se comum que muitos edifícios comerciais utilizem estruturas de concreto armado combinadas com caixilhos de alumínio. No entanto, em grande parte de nossos projetos, optamos por projetar e instalar caixilhos de madeira nas aberturas — elementos com os quais as pessoas entram em contato direto no cotidiano e que influenciam significativamente a qualidade do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


