Arquitetura

Casa Follia / Biazus Arquitetura

Publicado

sobre


+ 12

© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando um volume leve se encaixa com uma base sólida. Arquitetura pensada com simplicidade focando na forma e na função para durar por décadas.

© Cristiano Bauce

Como projetamos uma caixa em concreto puro inteira no pavimento superior com balanços consideráveis para frente e para os fundos, tivemos muitos desafios estruturais a serem vencidos com o controle total da concretagem, fórmula do concreto, montagem de forma, modulação além de toda a parte técnica durante a concretagem, cura e desforma sendo um processo muito complexo em toda sua concepção pois qualquer erro ou equívoco no processo temos que desmanchar tudo e refazer do zero pois o concreto puro não tem muita margem para erros. O resultado fica por conta das belas fotos feitas pelo nosso fotógrafo Cristiano Bauce.

© Cristiano Bauce

O requinte do contexto fica por conta da experiência do usuário na questão visual e sensorial e não na simples imponência de fachada. Materiais puros nos conectam a natureza e as formas esbeltas com materiais brutos criam sensações de paradoxo ao nosso entendimento pragmático.

Planta – Térreo

As formas criadas propiciam jogo de luz e sombra provocando nossos sentidos, além de termos a completa integração do paisagismo na parte externa e interna da casa. O brise de madeira natural nos dá permeabilidade de ventilação e iluminação natural mantendo a privacidade e o controle da incidência direta do sol nos ambientes.

© Cristiano Bauce

A base do pavimento térreo foi estrutura convencional e alvenaria revestida com pedra moledo natural para seguir a nossa conceituação do projeto. Os fundos da casa têm vista para um canal onde privilegiamos a vista da piscina, varanda e suíte master no superior. Na parte interna temos o destaque da escada subindo ao redor do colume do elevador feitos em uma estrutura monolítica de concreto aparente com revestimento dos degraus em madeira natural onde também seguindo o mesmo conceito da lareira com o mesmo material.

Corte – A

A planta consiste em um acesso onde temos a distribuição de circulação com escada e elevador e lavabo acessando o living todo integrado com vista para o lago. A cozinha aberta e jantar onde recebem os amigos integrado com a sala e varanda aos fundos. Copa com despensa e serviço com banho fecha a parte de serviço da casa. No superior temos 3 suítes incluindo a master mais um escritório para o cliente que trabalha em home office. 

© Cristiano Bauce




Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile