Arquitetura
Casa GJ / Alventosa Morell Arquitectes

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal teve a oportunidade de construir sua primeira casa em um terreno que fazia parte de uma propriedade maior de sua família. Nossa proposta se concentra em uma planta modular que se adapta ao entorno, oferecendo privacidade, controle climático e espaços de estar dinâmicos.

Matadepera é uma tranquila cidade suburbana localizada aos pés das montanhas na Catalunha. O terreno de 600 m2 e de esquina era plano e voltado para o sul, com algumas árvores e duas casas unifamiliares de cada lado do terreno. Os clientes queriam uma casa com espaços compartilhados, mas sem abrir mão da privacidade, além de ser flexível e adaptável às necessidades futuras.

Levando isso em conta, projetamos a casa como nove módulos estruturais idênticos dispostos em um eixo escalonado leste-oeste. Essa estratégia nos permitiu adaptar a casa às árvores existentes, abrir o maior número possível de cômodos para o sul e manter a privacidade em relação aos vizinhos.

A flexibilidade dos módulos e as múltiplas conexões entre eles permitem viver a casa como um espaço único ou como partes separadas. A disposição escalonada realça as relações visuais em todas as direções, criando uma sensação de amplitude e uma forte conexão com o jardim. No centro da casa, o módulo central se eleva sobre o restante para aumentar a captação solar no inverno e melhorar a ventilação cruzada no verão.

A construção é simples, com paredes de tijolo, piso de concreto e tetos abobadados. Nosso objetivo era criar uma edificação com uma grande massa térmica, o que, combinado com uma elevada captação solar no inverno e uma boa ventilação no verão, garante condições ótimas de conforto térmico durante todo o ano.


A casa está conectada ao jardim através das pérgolas, que repetem a retícula estrutural, criando espaços exteriores que funcionam como refúgios climáticos e fomentam a interação da família com a natureza do entorno.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


