Arquitetura
Casa Hueca / Boyancé Arquitectura + Edificación + Muñoz Arquitectos + Augusto Quijano Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se articula por meio de três blocos com funções diferenciadas: social, privado e serviços. Para estabelecer a separação entre esses volumes, são configurados dois pátios intermediários que geram fluidez espacial e favorecem a ventilação e iluminação natural.

O aspecto fundamental consiste nas vistas para a costa. Para materializar essa intenção, cada bloco é disposto em diferentes níveis, buscando maximizar as vistas para o mar e otimizar a ventilação cruzada. A orientação capta a brisa marítima, enquanto os pátios internos funcionam como reguladores bioclimáticos, oferecendo espaços sombreados e frescos.

Cada bloco incorpora planos horizontais onde se desenvolvem terraços, os quais integram a edificação com o entorno tropical, desfocando os limites entre o interior e o exterior.

A edificação eleva-se sobre o terreno, permitindo o livre fluxo da flora, da fauna e até das marés em situações de contingência ambiental. Essa estratégia reduz a pegada ecológica e confere leveza aos volumes, fazendo com que os corpos arquitetônicos pareçam flutuar sobre a paisagem. Passarelas de madeira articulam o conjunto, conectando o acesso principal às áreas internas e à praia, em um percurso contínuo que integra arquitetura e natureza.


A inovação construtiva reside no uso de placas alveolares — originalmente concebidas para coberturas — aplicadas também como muros de carga. Com uma mesma seção de 121 cm de largura por 20 cm de espessura, essas peças resolvem integralmente a estrutura, resultado de um design modular que organiza e dá forma à edificação.

O sistema estrutural apoia-se em um princípio de notável simplicidade: cada um dos três blocos é sustentado por apenas quatro paredes de carga — duas perimetrais e duas centrais. Estas formam o núcleo de circulação e serviços, adaptando-se às especificidades de cada bloco e assegurando eficiência construtiva, racionalidade e clareza espacial.

A expressão tectônica é um dos aspectos mais marcantes do projeto: todos os elementos permanecem expostos, sem recorrer a revestimentos ou acabamentos supérfluos. Os componentes estruturais — vigas, pilares — são executados em concreto aparente, enquanto a madeira, inspirada nas construções vernaculares, reforça uma linguagem pautada pela pureza material e pela honestidade construtiva.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


