Arquitetura
Casa Kani Ini / TAC Taller Alberto Calleja

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Kani-Ini está localizada em um terreno de 4.500 m2 voltado para o mar, no setor El Vigía de Puerto Escondido, na costa de Oaxaca, México. O projeto precisou acomodar um programa abrangente de espaços, atendendo também às necessidades da família em relação ao uso e permanência. Dada essa complexidade, o principal desafio foi projetar a casa com o menor impacto possível em seu entorno imediato.




Com base nessa premissa, a abordagem foi dividir a área construída total em várias estruturas distribuídas de forma estratégica. A área social e recreativa foi resolvida através de uma “nave” contínua, sustentada por uma estrutura mista de madeira e concreto, voltada para a praia. Esta “nave” possui um telhado de uma água e uma laje plana, sobre a qual foi projetado um terraço. Este espaço elevado oferece novas perspectivas contemplativas, convidando à permanência e aprimorando a experiência visual e sensorial a partir de um nível mais alto.


No coração da casa, um pátio central com espelho d’água verde serve como ponto de transição entre os espaços. Este elemento não apenas conecta as diferentes áreas, mas também proporciona privacidade e atua como o distribuidor natural, definindo o núcleo orgânico da casa.

Os quartos e áreas de serviço estão distribuídos em seis módulos independentes, posicionados na parte posterior da propriedade em uma disposição escalonada. Este layout isola construtivamente os espaços, criando volumes sólidos que estão conectados apenas por pontes de circulação. Dessa forma, a massa construída é fragmentada por todo o terreno, alcançando uma integração mais harmoniosa com o ambiente ao redor.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


