Arquitetura
Casa LAP / EDMZ | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
330 m²
Ano:
2024
Fabricantes: AllForma Esquadrias, Aluxe Iluminação, Carpintaria Bazanelli , Interflex Cortinas , Mil Moveis Marcenaria , Portobello Shop

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na primeira visita que fizemos ao terreno, nos chamou a atenção, a bela vista da mata onde o sol se punha. Privilegiar essa vista, foi a premissa inicial do projeto.



A casa, desenhada para um jovem casal, com uma filha pequena, foi pensada como uma casa de final de semana, prática e compacta, que tivesse como foco a integração entre a família e o lazer.

A implantação da casa tirou partido do terreno em declive, ajustando os blocos da casa em meios níveis, do andar inferior ao superior, de modo a interferir menos no terreno.

No nível principal, implantamos o setor de serviços, cozinha e área social. Na sala de estar, o pé direito um pouco mais alto, possibilita grandes aberturas e a melhor vista da mata.



Descendo se meio nível, estão o quarto de hospedes e a área gourmet, totalmente integrada à piscina de borda infinita e ao lazer externo.

E por fim, subindo se meio nível a partir do nível principal, temos as suítes da família. Sendo que na extremidade do bloco, o volume em balanço praticamente suspende a suíte master sobre a mata, sendo um dos pontos principais do projeto.

A casa, feita em estrutura mista, tira partido da estética do aço, misturada com materiais rústicos, como pedra madeira e brises de cumaru.

Complementando o projeto, foram criados platôs no declive do terreno, onde acrescentamos mais alguns opções de lazer para a família, como um pergolado e área do fogo, mais próximos à mata.

Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


