Arquitetura
Casa Lelis / Memola Estúdio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
350 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Construverde, Deca, Labluz, Ladrilar, Lepri, Parquet União, Prataria Fontana, REKA, Raul Duarte, São Domingos Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inicialmente idealizado como a reforma de uma casa existente, esse projeto evoluiu para a criação de uma nova moradia, localizada no mesmo lote da antiga construção. A questão que embasa o conceito arquitetônico, assim, é a do equilíbrio entre o novo e a memória das qualidades do antigo, de modo a fazer da nova casa a conquista dos anseios dos clientes mas também o vínculo com a vida pregressa no local. O desafio era conquistar mais espaço e melhores condições para o convívio dos residentes e seus convidados, dentro e fora da casa, mantendo a familiaridade com o terreno e o seu abrigo.

Um grande ambiente integrado sintetiza o conforto espacial trazido pelo projeto. Implantado na parcela frontal da edificação, acomoda cozinha aberta, sala de refeições e ambiente de estar, totalmente interligados ainda que cada um com caráter próprio. Percebe-se o acolhedor ambiente já de fora da casa, com a sua volumetria desenhada pelo telhado de duas águas destacada do volume que o sucede.


A luz natural incide pelas fachadas laterais, com janela piso-teto junto ao estar localizado entre o ingresso, ambientado por um piano, e a escada metálica que conduz ao pavimento dos dormitórios, acima. Já na lateral oposta, a janela alta está posicionada acima da bancada da cozinha que percorre toda a profundidade do ambiente. Portas-balcão de madeira, especialmente desenhadas para o projeto assim como a totalidade dos caixilhos, interligam a cozinha à varanda frontal delimitada por pergolado de madeira, acolhendo as conversas em torno da preparação das refeições.



A ausência de apoios estruturais no meio da ampla área frontal valoriza a integração dos ambientes, qualidade harmonizada complementarmente pelos materiais: as paredes são de tijolo aparente, predomina o piso de tábuas de madeira, cuja tonalidade está presente na cerâmica do chão da cozinha. A marcenaria fixa, igualmente projeto do estúdio, é composta prioritariamente por madeira, valorizando-se a linearidade da composição. Tal cenário é arrematado visualmente pelas treliças de madeira do telhado e pelas ripas de vedação feitas com mesmo material, com destaque para a luz zenital incidente pelo lanternim do desnível entre as águas da cobertura.

Tamanha integração espacial na metade frontal da casa tem o contraponto da cuidadosa compartimentação dos ambientes na sua parte posterior, no térreo, com o corredor central setorizando lateralmente áreas funcionais e de estar íntimo. Destaque para a ampla luminosidade natural da passagem do estar para o corredor central, incidente pela fachada e também pelo alto. A parede branca junto à escada, que sinaliza a presença dos dormitórios no pavimento superior, tem acabamento texturizado que suaviza a presença da estrutura metálica aparente.
Na parte posterior da construção, uma acolhedora varanda tira proveito da sombra gerada pelo transpasse dos dormitórios junto à fachada dos fundos. Tijolo no chão – assim como na varanda frontal -, madeira e a presença da vegetação qualificam o espaço, a partir do qual se visualiza o pequeno apartamento da edícula na extremidade do lote.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


