Arquitetura

Casa Lucerna / SAA Arquitectura + Territorio

Publicado

sobre


+ 20

© Esteban Arteaga

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa – uma primeira habitação – está situada em um terreno entre os pastos da pampa e uma antiga floresta de ñires (nothofagus antártica) nas proximidades da cidade de Coyhaique, capital da região de Aysén, Chile.

© Esteban Arteaga

Três fatores principais orientaram a escolha da localização: a proximidade da floresta como espaço de convivência e contemplação, a incidência de um vento norte forte e constante, e o aproveitamento da longa luz natural do verão.

© Esteban Arteaga

A casa apresenta um volume de concepção simples, com planta ortogonal e alongada no sentido norte–sul. Essa orientação reduz a exposição frontal ao vento e posiciona sua extensão em relação direta com o percurso solar, do nascer ao pôr do sol.

© Esteban Arteaga

No estilo das antigas estâncias patagônicas, o interior da casa gira em torno de um eixo central, um corredor coroado com uma claraboia de 18 metros de comprimento que organiza os diferentes ambientes de um lado e do outro, banhando também de luz zenital os espaços comuns. Nesse comprimento, e dentro do perímetro, organizam-se dois ambientes de relação direta com o exterior. Para o oeste, uma varanda externa coberta próxima à floresta, e para o leste, um jardim de inverno fechado com uma vista distante para a Reserva Natural Coyhaique.

© Esteban Arteaga
© Esteban Arteaga

Materialmente, a casa resgata a antiga tradição madeireira da região, tanto no exterior quanto no interior, com um trabalho de fachada em madeira de tábuas de 2,50 cm × 20 cm, fixadas verticalmente e sobrepostas entre si, o que aproxima a expressão da casa à arquitetura vernacular própria da Patagônia. No interior, a estrutura de tesouras permanece aparente, evidenciando a modulação estrutural de um metro que se repete ao longo de todo o comprimento da casa.

© Esteban Arteaga

A cobertura, como um grande manto, absorve todo o volume da casa e é interrompida apenas por um pátio de luz ao oeste da sala e pelo design específico da claraboia sobre o corredor, que culmina e reúne nesse “nó” todo o desenvolvimento da estrutura do telhado.

© Esteban Arteaga




Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile