Arquitetura
Casa Machado / BTE-ARQ | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
430 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Castro Hns, FV, GRUPO FORESTAL, Ilva, Peisa, Roca

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Machado está implantada em um terreno de 13 metros de frente por 44 metros de profundidade, resultante da subdivisão do jardim de uma antiga residência imponente, situada em um bairro residencial de Castelar caracterizado por suas casas tradicionais. Esta moradia se destaca por sua aposta em uma habitabilidade sensível, alcançada por meio da fragmentação de um volume compacto através da criação de pátios internos que buscam uma sinergia cuidadosa entre os espaços interiores e a vegetação circundante.

Durante o estudo de insolação, constatou-se que a fachada posterior da casa está orientada para o norte. Assim, foram projetados amplos beirais no térreo, com comprimento suficiente para proteger o interior da incidência direta do sol no verão, enquanto permitem sua entrada durante o inverno. Além disso, esses beirais funcionam como elementos de transição entre o interior e o exterior, aproveitando grandes janelas posicionadas nos diversos ambientes do térreo para promover ventilação e iluminação naturais dos espaços. No andar superior, com o objetivo de oferecer maior privacidade, foram criados brises de madeira deslizantes, que permitem regular a entrada de luz nas áreas mais reservadas da residência.


O térreo e o andar superior se desenvolvem a partir de um hall principal que conecta os diferentes ambientes da casa, gerando uma circulação fluida entre os espaços de uso e os pátios internos.


A área de estar-jantar possui aberturas de piso a teto que se abrem para a fachada posterior e o pátio central, reforçando a relação interior-exterior. Essas janelas integram a vegetação circundante dos espaços mencionados, fundindo o design interior com o ambiente natural e criando uma experiência espacial fluida e dinâmica que destaca a conexão com a paisagem e otimiza a percepção de amplitude.


A cozinha foi projetada com uma abordagem minimalista e funcional — assim como os demais espaços da casa — conectando-se diretamente ao jantar e ao estar, gerando uma sensação de amplitude e continuidade. Conta com uma ilha central que atua como o coração funcional e social do espaço, complementada por um móvel vertical e uma bancada com extensão para a área de jantar.



A materialidade da casa é articulada por meio de concreto armado aparente e madeira, definindo seu caráter estético e estrutural.

A textura robusta e nobre do concreto, marca distintiva de nossos projetos, é equilibrada pela calidez e delicadeza da madeira, criando um contraste harmônico.


Essa combinação, enriquecida pela integração da vegetação nas áreas de expansão, estabelece um estilo de habitar sensível e equilibrado. A proposta dialoga com o entorno, unindo arquitetura contemporânea e natureza em uma experiência espacial que prioriza a funcionalidade, a estética e a conexão com a paisagem circundante.
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


