Arquitetura
Casa MDP / Vinklu | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
122 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Cesi, Inco Industry, Topciment

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa térrea, na fronteira da cidade de Piatra Neamt, oferece uma experiência “cotidiana” estratificada em vários sentidos: contextual, morfológico, e direcional. Localizado no final da rua, atrás das “Reservas Estaduais”, densamente arborizado, o terreno possui declive natural e é dividido em dois trechos com desnível acentuado, do lado de acesso até a base. Ao mesmo tempo, a orientação para o sol e o contexto foi um fator no posicionamento final da casa.


O princípio funcional geral era uma casa sem corredores, um espaço tecido e esculpido, com as funções necessárias bem orientadas para o sol, mas também protegidas dos vizinhos. Ao mesmo tempo, para enfatizar a vida no térreo, uma varanda perimetral dissolve o forte limite entre o exterior e o interior, oferecendo proteção adicional à fachada contra intempéries e luz solar direta. Cada espaço tem acesso nivelado, diretamente para o exterior. O posicionamento final foi “autodeterminado” reunindo as considerações básicas sobre topografia, orientação, acesso, etc. A planimetria resulta do posicionamento final, das necessidades da família, da estratificação de uma malha regular e de um princípio estrutural com “cômodos” rígidos. Portanto, fixar a sala no canto sul gerou a solução final. Todas as janelas têm o mesmo tamanho, menos a panorâmica da sala e a do banheiro principal.


O ponto de virada do projeto é o desenvolvimento vertical da sala de estar, uma continuação natural da “compressão” do espaço de convivência. O percurso resultante, desde a entrada até à vista final, oferece uma exaltação na experiência do percurso, completada com uma concentração do espaço à escala de cada utilizador através da janela “panorama”. Enfatizo aqui mais as coisas vividas, nomeadamente este percurso interior constituído por diferentes espaços funcionais, que se expandem, focam, têm aberturas para diferentes áreas e luminosidades, oferecem uma dimensão viva aos vivos, em detrimento de algumas paredes com ou sem portas, te conduzo ao “destino”.



Todo o projeto é executado com materiais e equipes locais. A superestrutura é em enxaimel, com acabamento externo em pinho termotratado (envelhecido naturalmente) e contornada pela estrutura regular da varanda, com cantos abertos. A casa também foi projetada para desenvolvimento futuro, sendo a altura do telhado decidida considerando um possível sótão. Nesse sentido, é fornecido um local para uma escada de balanço no final da área de jantar.

Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


