Arquitetura
Casa MK / Atelier 12

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
215 m²
Ano:
2022
Fabricantes: An Cuong, HailongGlass, Jotun, KINGLED, Thanh Hoa stone (local shop)

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para quem conhece Hanói, passear pelas 36 ruas antigas ainda pode parecer poético, mas já não esconde o fato de que a cidade está mais congestionada. Entre as casas apertadas, a Casa MK foi projetada para uma pequena família de três pessoas em um espaço compacto de 4×11 metros, guiada por um desejo simples: uma casa que seja suficiente para viver, trabalhar e brincar sem barreiras.





Em grandes cidades como Hanói, a fragmentação dos espaços familiares tornou-se comum. À medida que a densidade aumenta, as casas se tornam mais fechadas, desde a fachada até os interiores e os quartos individuais, protegendo seus habitantes de intrusões externas. No entanto, ao fazer isso, também aumentam a distância emocional e espacial entre os membros da família. Quanto mais o mundo externo se torna restrito, mais as pessoas desejam abertura por dentro. Além disso, o fechamento típico das casas em Hanói é também a razão pela qual o proprietário esperava espaços abertos para que a casa não ficasse isolada e criasse uma conexão suave com a vida da rua. Por isso, abordamos a Casa MK de maneira diferente: uma planta livre, divisórias mínimas e uma forte ênfase em elementos naturais como luz solar e fluxo de vento. Criamos um ambiente de vida que parece completo e mantém os membros da família conectados.




No andar inferior, o local de trabalho do proprietário é aberto, utilizando quase toda a área. As áreas funcionais como sala de estar, cozinha, mesa de jantar, quarto, etc., da família estão localizadas nos andares superiores. Tendo uma largura limitada de apenas 4 metros, a solução de organização do espaço requer eficiência, mantendo a ventilação e a conectividade interna. Em vez disso, projetamos um corredor com piso transparente combinado com uma escada de aço oca, uma estrutura flexível que funciona como uma plataforma de tráfego, um lugar para receber luz natural e ventilação, ao mesmo tempo que abre conexões verticais contínuas por toda a casa. Isso não só melhora a clareza espacial, mas também fomenta a interação diária entre os membros da família.




A frente da casa é uma área de recuo segundo as normas de planejamento, onde é impossível construir com concreto, mas abre oportunidades para uma estrutura mais leve. Optamos por instalar um sistema de piso de aço oco com uma fachada tecida com tiras finas de aço, simulando a aparência do “liếp tre” – as tradicionais persianas de bambu. Esta estrutura cumpre múltiplas funções: serve como uma varanda, um amortecedor sazonal, um jardim vertical ou simplesmente como uma cortina de aço fluida que media entre a casa e a paisagem urbana. É também uma metáfora silenciosa de como a arquitetura tradicional vietnamita se relaciona com a natureza de forma suave, reflexiva e adaptável.


Além dos requisitos funcionais, a Casa MK também reflete uma camada cultural privada na vida do proprietário, cultivada ao longo dos anos com uma rica vida espiritual e estética. Essa cultivação cria a alma da casa através da forma como vivem, preservam e valorizam as memórias e a identidade que lhes pertencem.


A Casa MK não ostenta conforto, mas escolhe a suficiência. O foco está na luz natural e na conexão entre as pessoas e seu lugar. Elementos simples como vistas claras, a luz do sol que entra pelas frestas das portas ou a presença dos parentes mesmo em diferentes cômodos, nutrem uma vida espiritual saudável.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


