Arquitetura
Casa MM / Gruppo Lordi Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Luján, província de Buenos Aires, Argentina, a residência reflete a filosofia de trabalho do estúdio, baseada no uso de materiais em seu estado puro. O tijolo, o concreto, o aço e o vidro se entrelaçam com a luz natural, formando texturas e contrastes de sombras, cheios e vazios.

A estrutura principal de concreto armado é envolta por paredes duplas de tijolo que definem o caráter do projeto e otimizam o desempenho térmico da construção.


O projeto se desenvolve em um único nível e organiza os espaços em duas grandes zonas: pública e privada. Um pátio interno atua como núcleo articulador das circulações. Todos os espaços mantêm uma conexão visual com o exterior.


A área pública é um amplo espaço que contém a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e a varanda com churrasqueira. A integração visual e física com a paisagem permite a entrada da luz do sol, criando diferentes jogos de luz e sombra ao longo do dia. O espaço da sala de estar e jantar se conecta de maneira direta com o jardim por meio de uma grande janela que se oculta nas paredes e permite aumentar a superfície de uso da residência, proporcionando flexibilidade espacial.

A área privada é composta por um dormitório principal com suíte, dois dormitórios secundários, um escritório e um banheiro adicional. Cada ambiente conta com aberturas posicionadas de maneira estratégica para se conectar com o jardim e proporcionar privacidade aos habitantes da residência.


Um volume central, elevado e maciço, contrasta com dois volumes laterais mais baixos, todos delimitados por uma viga perimetral de aço. Sob essa viga, abrem-se janelas longitudinais que criam a sensação de que a laje flutua sobre os muros de tijolo, permitindo a entrada abundante de luz e revelando recortes do céu a partir do interior.

As aberturas mais expostas estão protegidas por beirais metálicos que foram projetados e elaborados com materiais de demolição. Esses beirais regulam e controlam a entrada de luz solar intensa do verão nos espaços.

No interior, o teto de concreto aparente, paredes brancas e pisos de cimento polido mantêm a pureza material que caracteriza a residência.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


