Arquitetura
Casa Monte / Meneghetti Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um amplo terreno de San Miguel del Monte, nas proximidades do bairro rural La Florentina, Argentina. Trata-se de uma área de baixa densidade, marcada por extensões verdes, caminhos de terra e a presença de silos metálicos que completam a paisagem. Essas construções agrícolas, tão enraizadas no imaginário das “escapadas” da cidade de Buenos Aires, tornaram-se um ponto de referência simbólico e material para o projeto.

A estratégia foi deliberada: construir uma casa com um único material, envolvente e contínuo, que pudesse refletir e dialogar com o entorno. A chapa galvanizada, presente em galpões e silos do local, se torna aqui o material principal: revisitada e reconfigurada como recurso estético e tectônico para habitar a planície. Seu caráter mutável frente à luz, sua capacidade refletiva e sua coloração prateada permitem que a casa se mimetize com os céus e a geada sobre o verde próprio da planície do campo.

A implantação e a orientação do volume seguem dois gestos complementares. Voltada para a frente, a casa se mostra mais opaca e fechada, resguardando a intimidade de seus interiores. Na parte posterior, abre-se para um pátio protegido por duas de suas alas, que se projetam em direção a um horizonte sem fim. Esse jogo de aberturas e fechamentos reflete a essência do habitar rural: viver voltado para dentro, mas em permanente diálogo com o exterior.


O programa se desenvolve principalmente no térreo, em uma distribuição linear e fluida. No entanto, a resolução do telhado em uma única grande inclinação convergente permite liberar uma espacialidade interna que ganha altura em um ponto central. Esse espaço é aproveitado como um mezanino habitável, uma espécie de mirante ou refúgio para as crianças, que acrescenta ao uso cotidiano uma dimensão lúdica e expansiva.


A casa se revela como um refúgio contemporâneo no campo: sóbria, austera, silenciosa e profundamente enraizada em seu contexto imediato. Não busca se impor sobre a paisagem, mas sim prolongar sua lógica, ressoar com suas memórias e, a partir do essencial, construir um espaço onde novas lembranças possam florescer.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


