Arquitetura
Casa Phoenix / HGA.Studio | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
140 m²
Ano:
2020

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Phoenix é um empreendimento profundamente pessoal, nascido da restauração de uma casa Queenslander do início dos anos 1900, adquirida em Brisbane, Austrália. Inicialmente, eu tinha vários planos para a propriedade, mas as reviravoltas inesperadas da vida a transformaram em um novo lar para mim e meus dois filhos. Ao longo da história, a casa enfrentou as tempestades brutais do sul. Quando a visitei, as lonas haviam sumido, a estrutura estava encharcada e a varanda lateral havia desabado em uma pilha de madeira de lei.

Sobrecarregado, eu também desmoronei. A casa destruída parecia estar além de qualquer salvação, mas eu não tinha escolha a não ser seguir em frente. Esse se tornou meu “momento Fênix” — um símbolo de renovação pessoal. Amigos, colegas, engenheiros, paisagistas e empreiteiros se uniram em torno da ideia, inspirados pela metáfora do renascimento.

Nosso escritório abordou a casa como um “álbum remix.” Nós a despimos até seu núcleo, catalogamos as peças recuperáveis e reimaginamos seu uso em uma montagem sustentável e em forma de quebra-cabeça. Janelas guilhotina antigas foram reaproveitadas como parte da cozinha, um rico piso de teca adornou as paredes dos quartos, e outros elementos foram reconfigurados de forma criativa.



Localizada no bairro histórico de Byron, perto do rancho de pescador original dos meus avós, o local enfrenta campos esportivos ao norte, com vegetação nativa e a baía além. A casa está posicionada a 1600mm acima do solo, acomodando armazenamento de bicicletas, vinte pranchas de surfe e sistemas de sustentabilidade como tanques de água, baterias solares e bombas de calor. Essa elevação, combinada com amplas escadas de madeira, transforma o deck frontal em um “palco” com vista para o parque. A varanda serve como uma ponte entre o lar e a comunidade, promovendo a conexão.

O projeto prioriza a simplicidade dentro de sua área de 140m2, criando uma casa de três quartos que parece ampla. Uma impressionante claraboia marca a área de estar, enquanto uma porta de correr de 3×3 m emoldura as vistas do parque, aumentando a sensação de abertura. A casa parece uma peça de marcenaria finamente trabalhada, com uma paleta de materiais contida. Uma piscina robusta em alvenaria e floreiras repletas de plantas nativas ancoram a estrutura leve. Ao lado, um estúdio de 45m2, com 2,8 m de largura e pé-direito alto de 4m, serve como um protótipo para futuras “casas pequenas”, parecendo surpreendentemente espaçoso.

A Casa Phoenix incorpora o equilíbrio entre o patrimônio de Byron e seu estilo de vida em evolução. Ela honra o passado enquanto oferece um modelo para um desenvolvimento sensível e sustentável, à medida que as cidades costeiras da Austrália enfrentam pressões crescentes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


