Arquitetura

Casa Puertecillo / reBA Studio

Publicado

sobre


+ 21

© Tom Alarcón

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Puertecillo é uma residência de verão pensada para acolher uma família numerosa à beira da praia. Implantada em um terreno arenoso e bastante íngreme, a topografia conduz naturalmente o olhar e o movimento em direção ao oceano. O local é marcado por uma densa floresta de coníferas, preservada ao máximo no desenvolvimento do projeto, especialmente na definição da implantação da casa. Quando assumimos o trabalho, a estrutura bruta já estava parcialmente construída, o que acabou orientando a definição dos eixos principais e a lógica organizadora da arquitetura.

Corte Transversal
Corte Longitudinal

A residência se organiza em uma série de volumes programáticos, de diferentes larguras e alturas, onde se separam os espaços públicos dos privados, e os dormitórios dos diferentes integrantes da família. Esses volumes díspares estão conectados por um longo corredor em forma de “C” que os ordena espacialmente no terreno e os estrutura entre si. Os telhados dos volumes criam um jogo rítmico de inclinações e alturas, onde se destacam as claraboias que proporcionam luz natural à sala de jantar e ao dormitório principal.

© Tom Alarcón
© Tom Alarcón
© Tom Alarcón

A face norte da casa, que se depara com a praia, é trabalhada com grandes janelas e amplas varandas para aproveitar a vista privilegiada do mar. Para o lado sul, é configurado um pátio central externo protegido do vento, onde a própria casa atua como proteção, permitindo desfrutar do ar livre resguardado das rajadas nos dias ventosos.

© Tom Alarcón
© Tom Alarcón

A madeira é a protagonista entre os materiais da casa, estando presente tanto na estrutura autoportante quanto nos revestimentos externos e internos. A madeira escolhida é de pinus Radiata de origem local para os elementos autoportantes em pisos e paredes, enquanto os revestimentos são de Abeto. Para vencer as grandes vãos que exigiam alguns espaços do projeto, como a sala e a sala de jantar, foram implementadas vigas tipo I-joist. Além disso, esse material contribui para reduzir a pegada de carbono e para o cumprimento dos altos padrões de desempenho térmico que o projeto teve como meta.

© Tom Alarcón





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile