Arquitetura
Casa Royal / Fernanda Padula Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Royal surge como uma expressão de harmonia entre a arquitetura e o terreno natural. Localizada em um terreno em declive, a casa foi concebida para se integrar ao ambiente. O projeto se destaca pelo uso do concreto aparente, que não apenas reforça a robustez e a funcionalidade da construção, mas também proporciona uma estética crua e genuína, que transmite a força da matéria em sua forma mais pura. As paredes estruturais em concreto, que se elevam e se moldam ao terreno, não são apenas um elemento construtivo, mas também uma manifestação da filosofia brutalista de expressar a estrutura como parte integrante da estética do edifício.


Os tijolos vazados, estrategicamente posicionados nas fachadas dos quartos, funcionam como brises solares, controlando a incidência de luz direta e interpretam um dos mais relevantes objetos arquitetônicos: o cobogó. O uso do cobogó adiciona uma suavidade e permeabilidade ao projeto, criando uma conexão entre os espaços internos e externos, permitindo a entrada de luz natural e promovendo uma ventilação cruzada eficiente.

Além de cumprir funções práticas, possuem um forte caráter estético, trazendo um jogo de sombras que muda com o passar do dia e intensifica a sensação de dinamismo da casa. À noite, a caixa se transforma em uma grande lanterna que ilumina o terreno.



A opção pela casa térrea reforça a ideia de integração com o terreno, proporcionando uma conexão direta e fluida entre os ambientes internos e a natureza que os envolve. O projeto prioriza a experiência de viver em harmonia com o exterior, incorporando elementos naturais à medida que a casa se adapta à topografia do terreno, tornando-se uma extensão da paisagem. O uso de volumes claros e com geometria pura, permitiu ao projeto uma uniformidade e racionalidade no partido, distribuindo a casa em três blocos: serviço, social e íntimo.

Uma casa aparentemente simples, mas, que carrega uma história cheia de desafios e esforços, desde sua concepção. O cuidado e o empenho na execução de paredes, é acompanhado pelo traço do concreto. Cada detalhe da Casa Royal foi cuidadosamente pensado para criar um ambiente único, onde o concreto, o tijolo e a natureza coexistem, proporcionando à moradora não apenas uma residência, mas um refúgio singular onde a arquitetura se torna um prolongamento do seu modo de viver, em sintonia com o espaço e o tempo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


