Arquitetura
Casa Rural Ricupaglia / Presicci + Pantanella D’Ettorre Architetti

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ricupaglia é uma casa de campo de 200 m2 cercada por vinhedos entre Magliano e Scansano, em uma paisagem que se estende entre o mar e as colinas do sul da Toscana. Originalmente uma típica casa rural, ela fazia parte do terreno de antigos proprietários de terras e foi designada a um agricultor durante a Reforma Agrária dos anos 1950. Os atuais proprietários tinham como objetivo criar um lar contemporâneo e acolhedor que homenageasse a arquitetura rural de Maremma, enquanto dialogava com o ambiente circundante, rico em natureza e tradição.


Antes da renovação, a casa de campo—posicionada em uma pequena colina com vista para os vinhedos—apresentava a típica disposição em dois andares das edificações rurais: estábulos e adegas no térreo, sem conexão interna, e a habitação do agricultor no andar superior, acessível por uma escada externa, com edificações agrícolas adicionais localizadas dentro da propriedade.



O projeto preservou a disposição original e seus principais elementos estruturais, como as paredes de pedra. A escada externa foi repensada como uma parede escultural de pedra, ganhando forma e materialidade como uma verdadeira segunda fachada.


No térreo, a disposição anteriormente fragmentada foi transformada, com grandes aberturas nas paredes internas criando conexões diretas entre os cômodos. A intenção do projeto era criar uma “casa em movimento”, acessível em todas as direções e livre de interrupções, oferecendo vistas de 360 graus tanto do interior quanto do exterior.


Os blocos de pedra foram despidos de reboco antigo e trazidos de volta à luz, enquanto partes do piso original de tijolo de terracota dos estábulos foram recuperadas e reaproveitadas em uma parede na sala de jantar e no quarto no andar superior. Isso levou à escolha da terracota—um material antigo com um espírito contemporâneo—e do concreto como os materiais definidores da casa. Os passagens internas e algumas superfícies horizontais foram revestidas em “rosa”. Uma parede com tramado de tijolo, típica da arquitetura rural toscana, foi utilizada como divisão entre a escada—agora um novo elemento interno de concreto—e a sala de estar, que apresenta uma superfície contínua no mesmo material.


As pequenas janelas originais, projetadas para o trabalho agrícola, foram ampliadas para criar novas vistas dos vinhedos circundantes e aumentar a quantidade de luz natural no interior. O resultado é a transformação de uma estrutura genérica e esquemática em uma arquitetura fluida e orgânica, que estabelece uma relação mais aberta e sustentável com a paisagem.


Atender às necessidades essenciais também se tornou uma oportunidade para integrar soluções técnicas atuais e sustentáveis, incluindo aquecimento radiante sob o piso, isolamento das paredes externas, um telhado de madeira ventilado e um sistema de painéis solares.

Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


