Arquitetura
Casa Rural Ricupaglia / Presicci + Pantanella D’Ettorre Architetti

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ricupaglia é uma casa de campo de 200 m2 cercada por vinhedos entre Magliano e Scansano, em uma paisagem que se estende entre o mar e as colinas do sul da Toscana. Originalmente uma típica casa rural, ela fazia parte do terreno de antigos proprietários de terras e foi designada a um agricultor durante a Reforma Agrária dos anos 1950. Os atuais proprietários tinham como objetivo criar um lar contemporâneo e acolhedor que homenageasse a arquitetura rural de Maremma, enquanto dialogava com o ambiente circundante, rico em natureza e tradição.


Antes da renovação, a casa de campo—posicionada em uma pequena colina com vista para os vinhedos—apresentava a típica disposição em dois andares das edificações rurais: estábulos e adegas no térreo, sem conexão interna, e a habitação do agricultor no andar superior, acessível por uma escada externa, com edificações agrícolas adicionais localizadas dentro da propriedade.



O projeto preservou a disposição original e seus principais elementos estruturais, como as paredes de pedra. A escada externa foi repensada como uma parede escultural de pedra, ganhando forma e materialidade como uma verdadeira segunda fachada.


No térreo, a disposição anteriormente fragmentada foi transformada, com grandes aberturas nas paredes internas criando conexões diretas entre os cômodos. A intenção do projeto era criar uma “casa em movimento”, acessível em todas as direções e livre de interrupções, oferecendo vistas de 360 graus tanto do interior quanto do exterior.


Os blocos de pedra foram despidos de reboco antigo e trazidos de volta à luz, enquanto partes do piso original de tijolo de terracota dos estábulos foram recuperadas e reaproveitadas em uma parede na sala de jantar e no quarto no andar superior. Isso levou à escolha da terracota—um material antigo com um espírito contemporâneo—e do concreto como os materiais definidores da casa. Os passagens internas e algumas superfícies horizontais foram revestidas em “rosa”. Uma parede com tramado de tijolo, típica da arquitetura rural toscana, foi utilizada como divisão entre a escada—agora um novo elemento interno de concreto—e a sala de estar, que apresenta uma superfície contínua no mesmo material.


As pequenas janelas originais, projetadas para o trabalho agrícola, foram ampliadas para criar novas vistas dos vinhedos circundantes e aumentar a quantidade de luz natural no interior. O resultado é a transformação de uma estrutura genérica e esquemática em uma arquitetura fluida e orgânica, que estabelece uma relação mais aberta e sustentável com a paisagem.


Atender às necessidades essenciais também se tornou uma oportunidade para integrar soluções técnicas atuais e sustentáveis, incluindo aquecimento radiante sob o piso, isolamento das paredes externas, um telhado de madeira ventilado e um sistema de painéis solares.

Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


