Arquitetura
Casa Smithfield / Studio Anois

- Área:
150 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Bauder, Ikea, VINDR
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa georgiana antiga passou por uma extensa reforma para se converter em uma casa contemporânea sustentável no centro da cidade. A maior parte da residência foi destruída em um incêndio na década de 1980, com a maioria das características originais erradicadas, deixando apenas a fachada frontal original e a parede divisória. A intenção do projeto era trabalhar com o tecido existente, tanto quanto possível. As vigas e postes estruturais existentes foram mantidos, e a parede de tijolos foi exposta. Na fachada frontal, o reboco de seixo de cimento danificado foi removido e as janelas de guilhotina foram reintegradas.
Devido à densidade do local, os principais espaços residenciais foram transferidos para o segundo andar para aproveitar ao máximo os ganhos solares ao longo do dia. Uma nova escadaria central iluminada no topo conecta todos os andares, enquanto permite a luz profunda no plano e fornece acesso a um generoso jardim privado na cobertura que capitaliza as vistas panorâmicas da cidade.
O projeto é limitado em área e luz, então uma paleta reduzida de materiais naturais atemporais foi usada para realçar a sensação de espaço e luz. Uma elegante tela metálica abre o edifício ao nível da rua, mantendo a segurança adequada para os ocupantes.
As áreas funcionais da casa (armazenamento, banheiro, etc) foram comprimidas nas áreas mais escuras da casa, para maximizar a luz nos espaços principais. A propriedade foi modernizada termicamente, um sistema de aquecimento com bomba de calor foi instalado e a cobertura foi revertida em um telhado verde.