Arquitetura
Casa Sobremesa / Studio McW

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
196 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Bauwerk Parkett, Craftsman and Marble City, Ecovia, Idle Furniture, Wood and Home

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio McW completou a abrangente renovação e ampliação de uma casa em um terreno no sudoeste de Londres, resultando em um lar aconchegante. A propriedade vitoriana, dos fundadores da empresa de catering de luxo Opus 11 – Charlie e Joshua Karlsen – oferece um ambiente sereno para uma hospitalidade sem esforço.

Os clientes pediram ao Studio McW para expandir o térreo formando uma cozinha e espaço de jantar contemporâneos, e adicionar um novo nível à casa, convertendo o sótão em um quarto de hóspedes com banheiro privativo.

Trabalhando em estreita colaboração com os clientes, o Studio McW entregou um lar em planta livre que reflete o amor de Charlie e Joshua por entreter e pode ser adaptado à medida que sua família cresce. O casal organiza jantares mensais nas noites de sexta-feira para clientes, colaboradores e colegas, uma oportunidade para os convidados “se deleitarem no que fazem”. O layout renovado é flexível, permitindo um fluxo natural entre os espaços e uma atmosfera suave para reuniões sociais, independentemente da ocasião.

Para aproveitar o verdadeiro potencial da casa, o Studio McW despojou a propriedade de níveis diferentes, que anteriormente era dividida em três apartamentos. A estrutura possuía condições variadas, resultando na reconstrução do precário anexo de tijolos e reutilização da alvenaria para criar mais espaços termicamente confortáveis e eficientes com novo isolamento e janelas de guilhotina substituídas. Todas as paredes externas frontais foram isoladas internamente, para manter os detalhes vitorianos da fachada voltada para a rua.

Confiando na visão dos arquitetos, Charlie e Joshua acolheram a oportunidade de adotar uma abordagem experimental e lúdica para a renovação. O projeto incorpora cuidadosamente uma série de limites deliberados, criando zonas distintas dentro da casa em planta livre. Curvas lineares suaves e arcos elegantes percorrem o interior, adicionando interesse visual e um momento de surpresa em cada andar.

O Studio McW adicionou uma extensão lateral para permitir que os clientes e seus convidados desfrutem da largura total da propriedade; a extensão é proporcionalmente importante para acomodar uma mesa de jantar para doze pessoas, maximizando o potencial de recepção. Uma modesta extensão de 1 metro na parte posterior completa o térreo, trazendo grandes quantidades de luz natural para a cozinha através de impressionantes portas envidraçadas de 2,4 metros de altura e uma romântica claraboia curva, levando ao recém-reformado jardim dos fundos.

A extensão lateral é emoldurada por um jardim interno no centro da casa e uma ampla janela panorâmica com vista para o novo paisagismo nos fundos, permitindo a entrada de luz natural no centro da planta e a ventilação cruzada. Esta área íntima de jantar é iluminada por um envidraçamento superior com vigas de carvalho para suavizar entrada de luz e manter a privacidade em relação às janelas vizinhas.

Um volume curvo de tijolos conecta as extensões lateral e posterior, surgindo no jardim como se tivesse sido gentilmente escavado para dar espaço ao novo paisagismo. Este detalhe tecnicamente complexo minimiza o impacto visual da extensão para as casas vizinhas e confere privacidade.

Em consonância com a paleta suave e tátil do interior, as extensões são construídas com tijolos de tom claro da Weinberger dispostos em dois padrões de assentamento. Tijolos verticais rompem o peso visual e apoiam ainda mais o gesto curvo.

A verdadeira estrela do térreo é uma cozinha personalizada de carvalho e mármore. A ilha monolítica de mármore Violetta oferece um espaço de reunião informal, com um fundo de armários e um vasto nicho curvo, onde o revestimento de mármore se estende para preencher toda a área. A marcenaria de carvalho em arcos, projetada pelo Studio McW e executada pelo colaborador de longa data, Idle Furniture, suaviza o mármore, adicionando calor e equilíbrio. A elegante cozinha de carvalho é integrada de forma graciosa, escondendo os eletrodomésticos dentro dos armários para criar um espaço polido e convidativo para receber.

O térreo em conceito aberto também inclui uma área de recepção generosamente proporcionada, perfeita para receber convidados. Os arquitetos subverteram o uso típico deste espaço central na casa vitoriana, optando por mover a área de jantar para a extensão posterior e criar um espaço de chegada para drinks informais. Um lounge aconchegante está localizado na parte frontal da casa, conectado à área de recepção por uma abertura ampliada.

O restante da casa tem tanto impacto visual e funcional quanto o térreo. Um vazio de dupla altura no poço da escada se eleva em direção a uma claraboia, trazendo abundante luz natural. Os corredores são suaves e texturizados, com bordas arredondadas e reboco natural, pontuados pela coleção de obras de arte de Charlie e Joshua.

Em contraste com a abertura do térreo, os níveis superiores mantêm mais da planta original da propriedade e são ocupados por quartos, uma sala de estar e banheiros. A suíte principal ocupa um andar inteiro, com o quarto sendo acessado por um impressionante closet de 12 metros quadrados revestido de carvalho, que esconde o acesso ao banheiro.

O quarto principal é um espaço arejado suavizado por paredes de cal com textura, uma cabeceira personalizada e cortinas ondulantes do piso ao teto que emolduram a janela em torre. Aproveitando espaço acima, a torre foi aberta para criar uma generosa altura e um ponto focal inclinado; essa intervenção arquitetônica adiciona mais valor visual do que a pequena quantidade de armazenamento que poderia ser oferecida na conversão do sótão. Um nicho arqueado na parede oposta à cama adiciona outra suavidade ao espaço, aludindo às curvas incorporadas no projeto.

Os níveis superiores apresentam um luxuoso quarto de hóspedes rosa e um banheiro familiar, e o sótão foi convertido em um terceiro quarto com banheiro privativo.

A materialidade da casa demonstra um equilíbrio entre textura e calor. O piso de madeira ancora os interiores, enquanto o impressionante mármore monocromático proporciona uma sensação ousada de peso. A marcenaria de carvalho adiciona uma qualidade tátil e natural ao espaço, compensada por concreto polido frio. A cal nas paredes cria um acabamento suave e texturizado em todo o ambiente.

O Studio McW projetou a casa de forma cuidadosa tanto para conforto quanto para entretenimento. Cada detalhe foi cuidadosamente considerado para criar um espaço que não só é convidativo, mas também prático para receber. A tecnologia cuidadosamente integrada, incluindo um sistema de áudio para toda a casa, garante que a residência seja tão funcional quanto bela. O resultado é o cenário perfeito para reuniões vibrantes e memoráveis.

Essa casa é uma celebração tanto da função quanto da forma, uma atmosfera animada, mas descontraída que convida ao relaxamento e inspira conversas, o lar perfeito para Charlie e Joshua receberem pessoas amadas e fazerem sua família crescer.

Greg Walton, Diretor do Studio McW, disse: “Nossos clientes tinham interesse em ampliar a propriedade, enquanto mantinham a modesta grandeza da herança e do caráter da parte existente da casa vitoriana, (incluindo as proporções e detalhes interiores) mas atualizando-a para uma vida moderna confortável e sob medida, além do entretenimento. Projetamos uma extensão que poderia ser simultaneamente lúdica em forma e respeitosa com os vizinhos. A extensão de tijolos foi projetada para curvar-se para cima e longe da propriedade vizinha, a fim de cuidar de sua vista e luz, mas também para negociar delicadamente com a diferença entre o preenchimento lateral e a extensão posterior, enquanto criávamos um beiral que funcionasse como um sombreamento solar para a fachada sul nos meses de verão. A alvenaria curva subverte e ecoa alguns dos detalhes originais curvos na casa principal. Pátios, tetos ondulados e marcenaria definem cada um dos espaços principais para cozinhar, entreter e relaxar na parte posterior da casa.O amor de Charlie e Josh por materiais naturais e terrosos forneceu a base para um esforço colaborativo fantástico e contínuo.”

Charlie e Joshua Karlsen, proprietários e Diretores da Opus 11, afirmaram: “Este projeto foi um verdadeiro trabalho de amor, e o Studio MCW superou todas as expectativas ao trazer nossa ideia à vida. Desde o início, nosso objetivo era criar algo verdadeiramente único — uma casa que se sentisse inesperada e inspiradora desde o momento em que se entra nela. Não queríamos criar uma reforma típica; queríamos um espaço que refletisse nossa paixão por design e arquitetura, o que significava que cada detalhe precisava ser cuidadosamente pensado. Projetar nossa própria casa do zero sempre foi um sonho, e isso veio com a oportunidade de adaptá-la em torno das coisas que mais importam para nós – recepção, fluxo, praticidade e um dia, a formação de uma família. Cada um desses elementos foi entrelaçado em cada decisão, e o Studio MCW nos ajudou a traduzi-los em um espaço que é profundamente pessoal e belamente considerado.”

Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


