Arquitetura
Casa Sonoro / SANTOS BOLIVAR

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
98 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sonoro é um projeto que entrelaça arquitetura e música desde sua origem. Mais do que um espaço construído, é uma obra sinestésica, um instrumento habitável onde o ritmo, a escala, a proporção e o silêncio são traduzidos do pentagrama para a planta.

O pedido surgiu a partir de um diálogo com os usuários, um deles — Daniel Fraire — compositor e guitarrista com trajetória profissional ao lado da artista mexicana Carla Morrison. Essa proximidade entre música e arquitetura permitiu propor um processo incomum: compor uma melodia original inspirada no local, para então traduzir essa partitura em um projeto arquitetônico.


A metodologia teve como ponto de partida a análise do ambiente natural do Vale de Guadalupe, complementada por uma escuta sensível do local. A peça musical resultante foi interpretada por meio de seus elementos técnicos e emocionais: o ritmo traduziu-se em estrutura; as escalas, em alturas; a tonalidade, em proporções; os silêncios, em vazios; e as simetrias e assimetrias, em decisões de projeto.


Esta primeira fase contempla a construção de duas cabanas, como parte de um projeto maior que se desenvolve em etapas. Cada volume responde a uma parte da composição musical original, mantendo a narrativa entre música e arquitetura em evolução.

O resultado é um projeto sensitivo, preciso e poético. Sonoro se desdobra como uma caixa de ressonância aberta para a paisagem, onde a arquitetura não apenas é habitada, mas também é ouvida. Cada parede, cada vazio, cada relação entre luz e sombra responde a uma lógica sonora. O habitar se torna interpretação.

Este projeto propõe uma possibilidade expandida para a arquitetura: ser partitura, instrumento e cenário de uma experiência que cruza disciplinas e desafia formatos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


