Arquitetura

Casa Temporária Candelaria / Proyectar Arquitectos

Publicado

sobre


+ 25

© Santiago Sosa Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção está localizada em um lote ribeirinho na província de Misiones, Argentina. Mais especificamente, na antiga casa de fim de semana de uma família que nos encomendou a modernização e adaptação às suas necessidades em constante mudança, respeitando a sua memória e a sua ligação com o imponente entorno natural. A casa original tinha uma grande desvantagem que o projeto tentou resolver. Havia muito pouca conexão com o mundo exterior e, principalmente, com o Rio Paraná, que fica a poucos metros ao norte. Para isso, um dos lados da casa é “descoberto” na área de jantar e cozinha (ambas originalmente localizadas ali, mas ampliadas) e, a partir dessa área social, cria-se uma vista panorâmica do rio. Toda a fachada norte, em vez de ser uma parede com duas janelas como era anteriormente, agora é uma frente de vidro completamente aberta visualmente para a paisagem ao norte e leste, enquanto a oeste (orientação que recebe o sol e as altas temperaturas da tarde) a sala de jantar é ladeada por um grande muro feito de pedra de basalto local.

© Santiago Sosa Díaz

Fora deste volume pétreo, porém transparente, desenvolve-se uma esplanada suspensa de madeira, contendo uma piscina voltada para o rio com borda infinita, cujo espelho d’água cria um dinamismo com o leito natural do rio e parece se fundir com o céu graças ao seu reflexo na água. Parte dessa esplanada se transforma em um caminho em socalcos que leva aos jardins e à fogueira, que fica no caminho para a praia e é cercada por grandes árvores.

Planta – Térreo
Axonométrico interior

Do lado de fora, a casa original é facilmente reconhecível, pois suas paredes mantêm a textura de tijolos aparentes comuns (dos quais a tinta branca que os cobria foi removida), enquanto tudo o que foi expandido está consolidado com paredes retas e de pedra pura. Sem dúvida, o ambiente desempenha um papel fundamental na intervenção, tanto como pano de fundo quanto como principal ponto de fuga da área social interna. A cozinha, antes apenas mais um espaço, agora é o coração do edifício, e novos armários feitos sob medida ocupam harmoniosamente cada espaço para melhor atender à produção de alimentos junto à grelha.

© Santiago Sosa Díaz

A área social foi integrada com sucesso em um único espaço maior, mantendo o conceito original da casa de separar o privado do social.  A parte existente da casa que abrigava os quartos foi reformada, convertendo uma antiga lavanderia em dois novos banheiros, enquanto o banheiro existente foi adaptado com novos acessórios para aproveitar melhor o espaço e aumentar o espaço de armazenamento.

© Santiago Sosa Díaz
© Santiago Sosa Díaz





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile