Arquitetura
Casa “Um Modelo de Pensamentos Esporádicos” / FHHH friends

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
103 m²
Ano:
2022

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cada elemento desta casa, projetada para um casal recém-casado, estabelece uma relação direta e essencial com a luz. Implantada em uma área residencial densamente povoada de Seul, a edificação exige rigorosas estratégias de privacidade. Diante da preocupação dos clientes com a exposição, propusemos de forma audaciosa uma residência que abdica deliberadamente das vistas externas, permitindo que todos os sentidos se voltem para a experiência da própria luz.


O terreno se abre amplamente em direção ao sudoeste. Pela manhã, a breve luz do sol entra pelo leste e, à medida que o sol se desloca do sul para o oeste, a casa desfruta de longas horas de abundante luz natural. Ao imaginar esta casa, visualizamos a luz preenchendo cada canto ao longo do dia. No entanto, uma sombra dura e retilínea parecia inquietante. Desejávamos que a luz mutável fosse metafórica, uma presença suave que surge brevemente, em vez de deixar uma cicatriz no espaço.

A fachada norte se ergue como uma parede independente e não funcional. Ela conduz suavemente a luz solar direta proveniente do sul para o interior. Ao mesmo tempo, filtra as vistas dos edifícios vizinhos, permitindo a instalação de uma pele de vidro atrás da fachada. Embora não ofereça vistas externas, essa grande parede cortina expande o interior para fora, evitando a sensação de confinamento.


Imaginamos os percursos da luz como uma infraestrutura integrada ao edifício, semelhante aos sistemas de distribuição técnica. No entanto, diferentemente das infraestruturas convencionais, esses espaços não são ocultos: são vivenciados e habitados. Por essa razão, o interior dispensa materiais de acabamento adicionais. O tom cinza natural do concreto revela-se ideal para reter e difundir a luz solar.

Como em um porão, a luz, ao tocar as paredes, perde seu impulso, restando apenas um traço que permanece por muito tempo, muito semelhante ao perfume do ramen cozido secretamente ao anoitecer, ainda presente pela manhã. Como era de se esperar, ao longo do processo de projeto, espalhei constantemente pensamentos esporádicos sobre a luz. Para verificar se essas ideias funcionavam na realidade, criei modelos para testá-las e validá-las repetidamente. Por meio desse processo, a casa foi concluída, fazendo jus ao seu nome: “Um Modelo de Pensamentos Esporádicos.”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


