Arquitetura
Casa Verde / Anna & Eugeni Bach

Arquitetos:
Anna & Eugeni Bach- Área:
150 m²
Ano:
2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estar ao ar livre, cozinhar, comer e compartilhar a tarde com amigos sob as folhas de uma densa figueira são atividades que se tornam parte da rotina nesse projeto. Transformar o jardim existente em outro cômodo da casa cria um oásis dentro do bairro, onde grande parte da atividade diária acontece enquanto se desfruta do agradável clima mediterrâneo.
O projeto consiste na renovação e expansão de uma casa de dois andares com um pequeno jardim localizado no térreo entre os muros perimetrais.
A casa existente possuía cozinha e sala de jantar no térreo, em contato com o jardim, e quartos no primeiro andar, mas não contava com uma sala de estar. A tarefa consistiu em renovar e ampliar a casa, incorporando esse novo espaço em contato com o pátio existente.
A estratégia consistiu em inverter a lógica: em vez de ampliar a casa com esse novo cômodo, a cozinha foi deslocada para fora, liberando espaço interno para a sala de estar e a sala de jantar. Dessa forma, garantiu-se que todos esses ambientes estivessem em contato com o pátio e que, a partir de cada um deles, fosse possível estabelecer longas vistas entre os espaços e em direção ao exterior.
O novo volume é construído com uma estrutura de madeira e vidro, semelhante a uma estufa, em um local onde nunca há grande insolação devido às sombras da própria edificação e dos vizinhos. Por outro lado, por se tratar de uma adição extremamente transparente, garante-se que o restante do térreo continue a desfrutar de luz natural.
A nova fachada da ampliação afasta-se da linha vertical da propriedade, liberando os dois arcos que originalmente delimitavam o espaço interior e que agora atuam como transição entre a sala de estar/sala de jantar e a nova galeria que abriga a cozinha e o escritório. Ao separar a fachada, o novo invólucro se desvincula das diretrizes do volume existente, realizando pequenas inflexões que ampliam o espaço nas áreas de maior atividade, tanto no interior quanto no pátio.
No primeiro andar, são realizadas pequenas alterações no mobiliário dos quartos, e a sala de estar/escritório é reformulada, com o objetivo de não intervir nas áreas onde não era estritamente necessário.