Arquitetura
Casa Vicente / MASA Arquitectos

- Área:
40 m²
Ano:
2021
A incerteza como oportunidade de mudança. A pandemia afetou – entre outras coisas – a forma como nos relacionamos e habitamos os espaços. Os termos de equilíbrio e estabilidade foram colocados em cheque. Como hipótese de trabalho, entendemos que a instabilidade passaria a ser uma nova forma de equilíbrio.
O caso a seguir narra a história de uma pequena família que foi afetada devido à interrupção de seu trabalho. Continuar pagando o aluguel mês a mês tornava-se cada vez mais inviável. Diante dessa nova realidade, ambos decidiram mudar de rumo e, ouvindo suas mãos, se capacitaram na arte da marcenaria e da construção em madeira. Dotados de ferramentas e conhecimentos básicos, e com uma atitude apropriada, abandonaram sua antiga localização e embarcaram na grande aventura de construir uma casa de madeira em um cenário repleto de natureza exuberante.
Um orçamento limitado, uma execução rápida e a possibilidade de se adaptar a outros usos no futuro foram as premissas de projeto. Sua arquitetura surge como consequência de uma somatória de pórticos estruturais que, entrelaçados entre si por meio de vigas longitudinais, geram uma retícula espacial rigorosa. Dentro dessa retícula encontramos um único ambiente capaz de ser compartimentado de acordo com as necessidades de quem o habita.
Os espaços de serviço, como o banheiro, a cozinha e os armários, são ocultados por meio de um sistema de portas dobráveis que permitem entender essa parede como uma fachada interior habitável com a capacidade de mudar.
Fonte: Archdaily